Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Bancada da Amazônia ouve de Minc que meta é desmatamento zero



O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc informou nesta quinta-feira(19)  à parlamentares da Bancada da Amazônia, que irá intensificar as ações  de combate à degradação ambiental na região amazônica.  Entre as medidas imediatas a serem tomadas estão a utilização de bombeiros e batalhões florestais de vários estados, que ajudarão na prevenção e controle do desmatamento das florestas e matas na Amazônia.

De acordo com Minc, 16 governadores já colocaram seus efetivos à disposição do ministério. Além dessa ajuda, a Pasta conseguiu também, o comprometimento do ministro da Justiça, Tarso Genro, na cessão de homens da Força Nacional de Segurança para apoiarem o trabalho de fiscalização e controle do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas unidades de conservação brasileiras.

"Nossa meta é de desmatamento zero. Mas, para tanto, precisamos de meios para que essa meta se efetive. Por isso recorri à participação das Forças Armadas no combate. Os militares podem dar apoio logístico e, com a Polícia Federal, dar segurança aos fiscais do Ibama, transportando-os rapidamente até os locais onde for detectado desmatamento", ressaltou.

Para o Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT), a ação de repressão tem que ser encarada como um primeiro passo, mas, sem deixar de empreender medidas de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, não só de seu estado, mas de toda a região amazônica.  Rondônia, está entre os estados com maiores índices(38%), sendo os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré os mais desmatados de toda a Amazônia.

Em resposta à preocupação de Valverde, em se aproveitar as riquezas a região, aliando desenvolvimento sustentável e preservação,  Minc disse que haverá investimentos em ciência e tecnologia. Há uma grande preocupação do ministério no aproveitamento dos recursos naturais, tão visados pelas indústrias farmacológicos e medicinais.

Licenciamento Ambiental_ Outra característica diferenciada à frente do ministério do Meio Ambiente, será a agilidade na liberação das licenças ambientais. Carlos Minc disse que as licenças serão simplificas e mais rápidas. Para tanto, o Ibama divulgará um pacote de medidas que será importante nesse processo, que permitirá reduzir pela metade o tempo de análise para a emissão de licenças. Hoje, para cada etapa do licenciamento o órgão levava no mínimo um ano.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)