Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Bancada da Amazônia ouve de Minc que meta é desmatamento zero



O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc informou nesta quinta-feira(19)  à parlamentares da Bancada da Amazônia, que irá intensificar as ações  de combate à degradação ambiental na região amazônica.  Entre as medidas imediatas a serem tomadas estão a utilização de bombeiros e batalhões florestais de vários estados, que ajudarão na prevenção e controle do desmatamento das florestas e matas na Amazônia.

De acordo com Minc, 16 governadores já colocaram seus efetivos à disposição do ministério. Além dessa ajuda, a Pasta conseguiu também, o comprometimento do ministro da Justiça, Tarso Genro, na cessão de homens da Força Nacional de Segurança para apoiarem o trabalho de fiscalização e controle do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas unidades de conservação brasileiras.

"Nossa meta é de desmatamento zero. Mas, para tanto, precisamos de meios para que essa meta se efetive. Por isso recorri à participação das Forças Armadas no combate. Os militares podem dar apoio logístico e, com a Polícia Federal, dar segurança aos fiscais do Ibama, transportando-os rapidamente até os locais onde for detectado desmatamento", ressaltou.

Para o Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT), a ação de repressão tem que ser encarada como um primeiro passo, mas, sem deixar de empreender medidas de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, não só de seu estado, mas de toda a região amazônica.  Rondônia, está entre os estados com maiores índices(38%), sendo os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré os mais desmatados de toda a Amazônia.

Em resposta à preocupação de Valverde, em se aproveitar as riquezas a região, aliando desenvolvimento sustentável e preservação,  Minc disse que haverá investimentos em ciência e tecnologia. Há uma grande preocupação do ministério no aproveitamento dos recursos naturais, tão visados pelas indústrias farmacológicos e medicinais.

Licenciamento Ambiental_ Outra característica diferenciada à frente do ministério do Meio Ambiente, será a agilidade na liberação das licenças ambientais. Carlos Minc disse que as licenças serão simplificas e mais rápidas. Para tanto, o Ibama divulgará um pacote de medidas que será importante nesse processo, que permitirá reduzir pela metade o tempo de análise para a emissão de licenças. Hoje, para cada etapa do licenciamento o órgão levava no mínimo um ano.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)