Sábado, 23 de janeiro de 2010 - 22h06
Uma medida de certificação de propriedades que não estejam com o ácaro vermelho permitirá, a partir de hoje (23), a comercialização de bananas produzidas em Roraima para o Estado do Amazonas.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR) vai iniciar as ações de certificação das propriedades nos municípios de Boa Vista, Mucajaí, Iracema e Cantá. A proposta de emissão da certificação, após inspeções pela ADERR, foi apresentada pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) ao Ministério de Agricultura, que acatou a medida sanitária.
A diretora da ADERR, Roserayna Remor, explicou a Folha Web, que a medida vai reduzir o impacto econômico nas propriedades produtoras de banana, dos quatro municípios, que vendem apenas para a capital boa-vistense e poderão agora estender a comercialização para o maior comprador, que é o Amazonas.
Roserayna destacou ainda que todas as propriedades produtoras da banana serão vistoriadas, a procura do ácaro vermelho, a cada dois meses. As bananas a serem comercializadas terão a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO). “A emissão do CFO ocorrerá após uma vistoria minuciosa na unidade de produção e garantir que nenhum lote de vendas siga ao amazonas contaminado”, disse ao garantir que toda a remessa de banana passará antes pela área de consolidação.
“A área de consolidação é um processo de limpeza com desinfecção da presença do ácaro vermelho. As bananas já seguem em palmas e depois desse processo, serão embaladas e os caminhões lacrados. O lacre será aberto apenas no Jundiá para nova vistoria e em seguida é lacrado onde se emite o PTV [Permissão de Trânsito Vegetal]. Só no Amazonas o produto volta a ser vistoriado. Todo esse processo garante que o ácaro não seja levado para o Estado vizinho”.
CURSO – Para garantir uma maior eficácia das vistorias, em busca do ácaro, que tem o nome cientifico Raioella Indica, a ADERR vai ministrar um curso de identificação do ácaro. Os engenheiros agrônomos responsáveis pela emissão do CFO devem participar desta capacitação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na ADERR.
Fonte: Folha web
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)