Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Banana já pode ser comercializada no Amazonas



Uma medida de certificação de propriedades que não estejam com o ácaro vermelho permitirá, a partir de hoje (23), a comercialização de bananas produzidas em Roraima para o Estado do Amazonas.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR) vai iniciar as ações de certificação das propriedades nos municípios de Boa Vista, Mucajaí, Iracema e Cantá. A proposta de emissão da certificação, após inspeções pela ADERR, foi apresentada pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) ao Ministério de Agricultura, que acatou a medida sanitária.

A diretora da ADERR, Roserayna Remor, explicou a Folha Web, que a medida vai reduzir o impacto econômico nas propriedades produtoras de banana, dos quatro municípios, que vendem apenas para a capital boa-vistense e poderão agora estender a comercialização para o maior comprador, que é o Amazonas.

Roserayna destacou ainda que todas as propriedades produtoras da banana serão vistoriadas, a procura do ácaro vermelho, a cada dois meses. As bananas a serem comercializadas terão a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO). “A emissão do CFO ocorrerá após uma vistoria minuciosa na unidade de produção e garantir que nenhum lote de vendas siga ao amazonas contaminado”, disse ao garantir que toda a remessa de banana passará antes pela área de consolidação.

“A área de consolidação é um processo de limpeza com desinfecção da presença do ácaro vermelho. As bananas já seguem em palmas e depois desse processo, serão embaladas e os caminhões lacrados. O lacre será aberto apenas no Jundiá para nova vistoria e em seguida é lacrado onde se emite o PTV [Permissão de Trânsito Vegetal]. Só no Amazonas o produto volta a ser vistoriado. Todo esse processo garante que o ácaro não seja levado para o Estado vizinho”.

CURSO – Para garantir uma maior eficácia das vistorias, em busca do ácaro, que tem o nome cientifico Raioella Indica, a ADERR vai ministrar um curso de identificação do ácaro. Os engenheiros agrônomos responsáveis pela emissão do CFO devem participar desta capacitação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na ADERR.

Fonte: Folha web

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)