Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Bahia sai na frente no Nordeste como Estado Amigo da Amazônia



Governador Jaques Wagner assina termo de compromisso com o Greenpeace para banir madeira de origem ilegal e predatória das obras públicas da região.

O Estado da Bahia deu um importante passo no combate ao desmatamento na Amazônia e às mudanças climáticas no Brasil. O governador Jaques Wagner (PT-BA) assinou o Termo de Compromisso pelo Futuro da Floresta, aderindo ao programa Estado Amigo da Amazônia, do Greenpeace.

O programa Estado Amigo da Amazônia prevê a criação de leis locais que eliminem madeira ilegal e de desmatamento de todas as compras e obras públicas dos estados, além do estabelecimento de ações efetivas de controle e fiscalização do fluxo e da comercialização de madeira nativa (não apenas amazônica) no território baiano. Com isso, o programa deve ajudar a criar condições de mercado para a madeira produzida de forma responsável e sustentável na Amazônia.

“Para nós, é um orgulho sermos o segundo Estado amigo da Amazônia. Nós seremos vitoriosos quando conseguirmos mexer no bolso daqueles que ganham com o desmatamento”, afirmou o governador, após a solenidade. “Quando o protocolo que normatiza a fiscalização e a compra de madeira estiver pronto, aumentaremos o contingente de policiais ambientais no Estado.”

Atualmente, entre 60% e 64% da madeira extraída na floresta amazônica são consumidos no mercado brasileiro e o restante é destinado à exportação (entre 36% e 40%). Cerca de 80% dessa produção tem origem ilegal e predatória. O Greenpeace estima que 1/3 do consumo interno seja praticado por compradores públicos, entre eles municípios, estados e os próprios órgãos do governo federal.

“As mudanças climáticas já estão causando impactos na Bahia e no Nordeste. O maior vilão é o desmatamento de nossas florestas. Hoje a Bahia dá um importante passo nesta luta que tem como objetivo final garantir o desenvolvimento sustentável do estado e a sobrevivência das futuras gerações”, comenta Marcelo Furtado, diretor de campanhas do Greenpeace.

O compromisso foi assumido por ocasião da II Conferência Estadual de Meio Ambiente da Bahia, cujo tema é “Mudanças Climáticas, Território e Sociedade”, no Centro de Convenções da Bahia, e contou participação do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos (PV-BA) e de Renato Cunha, do Grupo Ambientalista da Bahia (Gamba). O Gamba atuará como membro da comissão técnica de trabalho, instituída no próprio termo de compromisso assinado hoje, para garantir a implementação do programa no estado, da mesma forma que vem colaborando na implantação do programa Cidade Amiga da Amazônia, na prefeitura de Salvador.

“Com essas ações de fiscalização em estradas e depósitos pretendemos que o estado garanta ao consumidor final a disponibilidade de madeira de origem legal no mercado baiano. Dessa forma, poderemos também ser Cidadãos Amigos da Amazônia”, explica Renato Cunha, do Gamba.

Outros Estados e Cidades Amigos da Amazônia

Atualmente o programa Cidade Amiga da Amazônia conta com a participação de 37 municípios, localizados nos principais mercados consumidores de madeira nativa do país, entre eles capitais como: São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus.

“Esperamos que com a ajuda de nossos parceiros do Gamba o sucesso do programa sirva de inspiração para que outros estados nordestinos se tornem Amigos da Amazônia” reforça Adriana Imparato, coordenadora do Programa Estado Amigo da Amazônia.

O estado de São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a aderir ao programa Estado Amigo da Amazônia, do Greenpeace e também o primeiro a apoiar o Pacto pela Valorização da Floresta e pelo Fim do Desmatamento na Amazônia.

Até o final de 2008 estão previstas adesões de outros 3 estados ao Programa: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Acre.

Fonte: Rios Voadores com informações do Greenpeace

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)