Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Aterro sanitário: Sedam aprova Estudo Impacto Ambiental


A prefeitura recebeu ontem, quarta-feira, 27, a aprovação do EIA/RIMA para a construção do aterro sanitário que será implantado próximo à vila princesa. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho Estadual de Proteção Ambiental do estado de Rondônia, (CONSEPA). O próximo passo a ser dado será a obtenção da licença prévia (LP) deve acontecer ainda esta semana. Os trabalhos que estão sendo coordenados por Wilson Correia, da Semusb, estão a todo vapor e segundo ele a obra deve começar no primeiro trimestre de 2012. “A partir de agora o município estará trabalhando para o cumprimento da segunda fase, que é a liberação da Licença de Instalação, onde serão apresentados todos os projetos executivos do empreendimento”, disse ele.

O aterro

O aterro sanitário que será construído em Porto Velho terá uma vida útil de no mínimo 25 anos podendo ser ampliado. O local escolhido tem uma área de 63 hectares e está localizado na margem esquerda da BR – 364 (no sentido de quem vai para Rio Branco/ AC), próximo à Vila Princesa, onde atualmente funciona o lixão que será fechado quando o aterro sanitário estiver funcionando. O terreno escolhido já prevê a expansão do aterro.

O projeto integra o meio ambiente, o econômico e o social, e uma de seus objetivos é a melhoria da qualidade de vida dos catadores que tiram o sustento da família do local. No aterro sanitário funcionará ainda uma usina de compostagem e, com a coleta seletiva de lixo que está sendo implantada em Porto Velho, esses trabalhadores vão poder agregar valor ao material reciclado aumentando com isso sua renda.

Funcionamento

Assim que estiver funcionando, o aterro sanitário de Porto Velho vai passar a receber as cerca de 320 toneladas de lixo recolhidas todos os dias na cidade, que hoje ainda são depositadas no lixão da Vila Princesa, onde a Semusb já promove desde o ano passado um trabalho de recuperação do solo e eliminação das áreas degradadas.

No aterro sanitário, o lixo vai passar por um processo de drenagem. O "Chorume", líquido extraído do lixo orgânico, será direcionado para uma lagoa de tratamento. Esse processo também elimina a emissão de gás metano na atmosfera. O lixo hospitalar vai receber tratamento especial, depositado em células de concreto que impedem a contaminação do solo.

O trabalho para se garantir a construção do aterro sanitário iniciou há três anos, numa parceria com o Tribunal de Contas e Ministério Público, que prestaram apoio técnico. Só a fase de elaboração do edital durou dois anos. Para o secretário Jair Ramires, o novo Aterro vai colocar Porto Velho entre as capitais mais modernas do País no tratamento de resíduos domésticos.

Conquista

O prefeito Roberto Sobrinho, que começou a luta para se construir um aterro na cidade, explicou que o sistema será semelhante ao utilizado nos grandes centros urbanos do país. A empresa responsável por administrar o aterro sanitário também ficará incumbida de recolher o lixo em toda a cidade, transportar, realizar a coleta seletiva, desenvolver um programa de educação ambiental junto à comunidade e ainda construir dois ecopontos para reciclagem do lixo com a utilização de cooperativas, de forma que gere emprego e renda para os catadores que hoje atuam no lixão. A previsão é a de que, com o novo sistema, sejam gerados cerca de 250 empregos, entre a concessionária e as cooperativas.

Fonte: Edina Silva/Comdecom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)