Quinta-feira, 23 de agosto de 2007 - 13h06
A Assessoria Técnica Social e Ambiental (ATES) do Incra em Rondônia firmou, em julho e agosto, os novos contratos para prestação de serviços de assessoria técnica aos projetos de assentamento no estado. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto de Estudos e Pesquisas do Agronegócio Rondoniense (Iepagro) são os parceiros que darão prosseguimento, até dezembro deste ano, às ações de levar conhecimento técnico aos assentados e planejar o desenvolvimento dos assentamentos da reforma agrária.
No caso da Emater, o contrato é uma renovação, mas agora a abrangência da empresa será maior, já que será responsável pelo atendimento de 11355 famílias. Já o Iepagro estréia no papel de coordenar os técnicos das operadoras, avaliar o trabalho e repassar informações à equipe do Incra, em um contrato de 370 mil reais. O instituto existe desde 2002 e tem a missão de realizar estudos e pesquisas para desenvolver o meio rural do estado.
Para colocar em prática as atribuições do ATES, o órgão conta com uma equipe de 6 articuladores. "Já fizemos a seleção de articuladores e o pessoal já está em campo. São profissionais de assistência social, agronomia, meio ambiente, desenvolvimento regional e economia", diz Mariluce Paes de Souza, presidente do Iepagro, professora e coordenadora de grupo de pesquisa na Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Segundo Mariluce, o Iepagro já promoveu três oficinas para integrar as equipes e debater o plano de trabalho. "Todos os meses, os articuladores estarão 15 dias visitando os núcleos operadores da Emater e terão 2 semanas para elaborar relatórios", explica a presidente que ainda tem intenção de participar de seminários e lançar livro sobre o programa de ATES em Rondônia.
Fonte: Vanessa Ibrahim
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p