Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Arborização: dezenas de Ipês florescem na capital


Dezenas de pés de Ipês estão florindo as ruas de Porto Velho, contrastando com a pesada camada de fumaça que cobre a cidade, devido às queimadas ilegais. Essas árvores foram plantadas em sua maioria, no primeiro ano de mandato do prefeito Roberto Sobrinho, em 2005. Desde o primeiro momento do seu governo, o prefeito determinou que fossem escolhidas para os plantios, mudas de árvores que oferecessem sombras e flores, para amenizar o calor e ao mesmo tempo embelezar a cidade. “Desde os primeiros dias à frente da prefeitura do nosso município, sempre orientei os secretários que olhassem Porto Velho com muito carinho, que cuidassem de realizar ações e projetos, sempre buscando melhorar a qualidade de vida da população. Acredito que com o plantio das árvores, somados às obras, vamos melhorar o clima e a qualidade de vida da cidade e sempre convoco todos os moradores a plantarem muitas árvores, para juntos com a prefeitura, fazermos de verdade nossa cidade mais limpa e mais linda para todos”, finalizou o prefeito.
 

Cidade Verde

A prefeitura realizou alguns projetos específicos para a melhoria do clima e da qualidade de vida dos munícipes. Em 2006, durante o evento do Dia do Desafio realizado pela primeira dama do município, Lucilene Peixoto, foram plantadas várias mudas de Ipês, que também estão florindo este ano. Durante as atividades do projeto Tenda da Cidadania, também mantido pela primeira dama, foram distribuídas dezenas de mudas de várias árvores regionais. “No pátio da prefeitura existe um Ipê, que recebeu o nome de “Ipê do Dia do Desafio”, para homenagear o momento de união dos portovelhenses, em prol das atividades físicas e da solidariedade. È lamentável ver todos os dias Porto Velho, encoberta por tanta fumaça, precisamos apoiar cada vez mais as ações da prefeitura e do prefeito, para embelezar nossas ruas”, destacou Lucilene Peixoto.

Em 2009, a prefeitura de Porto Velho entrou para o livro dos recordes, ao plantar 5 mil mudas simultaneamente em apenas 5 minutos e a secretaria municipal de meio ambiente (Sema), mantém os projetos de distribuição, plantio e manutenção de mudas de árvores da região em toda cidade, colégios e conjuntos habitacionais.

Roberto Sobrinho iniciou outro projeto que vai complementar os anteriores, que é o plantio de um milhão de árvores em cinco anos. Para que a população some forças com este trabalho, está disponível aos moradores o Disque Árvore (0 800 647 5455). Através deste número os interessados em plantar árvores em casa, solicitam a muda e a assistência dos técnicos da Sema, que fornecem a planta e acompanham o plantio e o crescimento da árvore. No mês de maio deste ano, o prefeito lançou um pacote de obras para melhorar o aspecto da cidade e uma campanha de conscientização aos moradores para que trabalhem em conjunto com a prefeitura, para o embelezamento da capital. O projeto é ‘Cidade Mais Limpa Para Você, Mais Linda Para Todos’. Este projeto prevê, principalmente às ações de iluminação pública, asfalto novo, limpeza e aprofundamento de canais, recuperação e abertura de estradas no setor chacareiro e dos distritos, ampliação da varrição para os bairros mais afastados, organização do trânsito na capital e fiscalização pelo código de conduta.

Os Ipês

O Ipê é uma árvore bastante utilizada na arborização das cidades devido a formação da planta, que não destrói com suas raízes as calçadas, tem um crescimento moderado e por isso dificilmente atinge a rede elétrica, além de uma expectativa de vida de centenas de anos. Existem dezenas de espécies, porém as mais comuns e utilizadas nos projetos urbanistas são os ipês amarelo, rosa, roxo, roxo bola, branco, verde, tabaco e felpudo.

Fonte: Fabrícius Bariani
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat