Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Após pedido do MPRO, Corpo de Bombeiros confirma envio de equipes para o Parque Estadual Guajará- Mirim


Após pedido do MPRO, Corpo de Bombeiros confirma envio de equipes para o Parque Estadual Guajará- Mirim - Gente de Opinião

Em virtude do incêndio que há dias destrói uma área de mais de 4 mil hectares no Parque Estadual Guajará- Mirim, e do número reduzido de efetivo para o combate às chamas, que avançam rapidamente, o MP, por meio do Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, Coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente - GAEMA, solicitou a intervenção do Corpo de Bombeiros Militar.

Em ofício encaminhado ao comando da corporação nesta terça-feira (23/07), o integrante do MPRO pontuou, com base nos relatórios fornecidos pelo Batalhão de Polícia Ambiental, a necessidade urgente de apoio das equipes de combate a incêndios florestais naquela região.

As informações dão conta da incidência de inúmeros focos de calor no interior do Parque Estadual Guajará Mirim, de forma que a integridade física da Unidade tem sido severamente ameaçada. Esses incidentes representam uma ameaça significativa à fauna, à flora e aos ecossistemas frágeis presentes na área, colocando em risco não apenas a biodiversidade, mas também os recursos naturais e a sustentabilidade ambiental da região, promovendo danos irreversíveis.

Após pedido do MPRO, Corpo de Bombeiros confirma envio de equipes para o Parque Estadual Guajará- Mirim - Gente de Opinião

O Promotor de Justiça destacou também que na referida Unidade de Conservação ainda está em curso a Operação Mapinguarí, objetivando a defesa do bioma e a garantia da prestação dos serviços ambientais que a área entrega à população do Estado e do Brasil e, diante da gravidade da situação, há a necessidade urgente do apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia para o combate efetivo a esses focos de calor.

No documento, o Coordenador do GAEMA ressaltou a importância estratégica do Parque Guajará Mirim como área de preservação e educação ambiental para a população e que a preservação de sua integridade não apenas assegura a conservação dos recursos naturais, mas também promove o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades que dependem diretamente de seus serviços ecossistêmicos.

O ofício foi respondido na mesma data pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, que garantiu o deslocamento de equipes para a região nesta quarta-feira (24/07).

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)