Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Apoio do PT e PMDB será fundamental para aprovar novo código ambiental


 
O deputado federal Homero Pereira (PR-MT) disse nesta sexta-feira (20) no município de Ji-Paraná, região central de Rondônia, que o apoio da bancada do PT e PMDB será fundamental para aprovar o novo modelo de código florestal que está em discussão no Câmara dos Deputados. Pereira participou da audiência realizada pela comissão especial da Câmara para discutir o tema. 

“Hoje PT e PMDB lideram a maior bancada de deputados na Câmara. O presidente da comissão especial é o deputado Moacir Micheletto, do PMDB. O PR, o meu partido, também está apoiando a revisão do código florestal ambiental e temos toda a certeza que venceremos. ”É necessário interagir com outros partidos políticos para garantir apoio dos deputados”. 

Homero Pereira afirmou ser defensor da elaboração de uma legislação para a sociedade brasileira. “Hoje o Brasil possui 850 milhões hectares de área e estamos ocupando somente 10% do território brasileiro para produzir alimentos”, disse. “Não quero que nenhum hectare de terra que esteja produzindo comida será área vegetativa. Podemos intensificar a nossa pecuária e existe espaço para isso, mas tem que dinheiro e política pública para fazer recuperação de pastagem degradada.” 

O deputado federal assumiu o compromisso de defender o que está previsto na Constituição do Brasil. “Cabe a União legislar em benefício do País. Temos que transferir a responsabilidade para os estados. Aqui no debate está o Ministério Público Estadual, o trabalhador rural e os presidentes de federações e associações rurais. Estados e municípios têm sua responsabilidade e sabem legislar. Temos que dar o poder para os legisladores e criar um Código Ambiental Brasileiro e não só falar de floresta. Por outro lado, a sociedade deve assumir a responsabilidade. 

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Neodi Carlos (PSDC), exaltou o posicionamento do deputado federal Homero Pereira. Para Neodi, o posicionamento do deputado federal será fundamental para reverter o posicionamento daqueles que defendem os interesses das organizações não governamentais (ONGs) e procuram penalizar o pequeno produtor rural. 

Na audiência realizada pela comissão especial da Câmara Federal participaram do evento o governador de Rondônia Ivo Cassol (PP), deputados federais Nilson Pinto (PSDB-PA), Anselmo de Jesus (PT-RO), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Moreira Mendes (PPS-RO), Ernandes Amorim (PTB-RO), senador Acir Gurgacz (PDT-RO), deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB), Daniela Amorim (PTB), prefeito de Ji-Paraná, José Bianco (DEM), além de secretários estaduais, municipais e representantes do setor produtivo.

Fonte:  Marcelo Freire

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat