Sábado, 21 de novembro de 2009 - 21h50
O deputado federal Homero Pereira (PR-MT) disse nesta sexta-feira (20) no município de Ji-Paraná, região central de Rondônia, que o apoio da bancada do PT e PMDB será fundamental para aprovar o novo modelo de código florestal que está em discussão no Câmara dos Deputados. Pereira participou da audiência realizada pela comissão especial da Câmara para discutir o tema.
“Hoje PT e PMDB lideram a maior bancada de deputados na Câmara. O presidente da comissão especial é o deputado Moacir Micheletto, do PMDB. O PR, o meu partido, também está apoiando a revisão do código florestal ambiental e temos toda a certeza que venceremos. ”É necessário interagir com outros partidos políticos para garantir apoio dos deputados”.
Homero Pereira afirmou ser defensor da elaboração de uma legislação para a sociedade brasileira. “Hoje o Brasil possui 850 milhões hectares de área e estamos ocupando somente 10% do território brasileiro para produzir alimentos”, disse. “Não quero que nenhum hectare de terra que esteja produzindo comida será área vegetativa. Podemos intensificar a nossa pecuária e existe espaço para isso, mas tem que dinheiro e política pública para fazer recuperação de pastagem degradada.”
O deputado federal assumiu o compromisso de defender o que está previsto na Constituição do Brasil. “Cabe a União legislar em benefício do País. Temos que transferir a responsabilidade para os estados. Aqui no debate está o Ministério Público Estadual, o trabalhador rural e os presidentes de federações e associações rurais. Estados e municípios têm sua responsabilidade e sabem legislar. Temos que dar o poder para os legisladores e criar um Código Ambiental Brasileiro e não só falar de floresta. Por outro lado, a sociedade deve assumir a responsabilidade.
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Neodi Carlos (PSDC), exaltou o posicionamento do deputado federal Homero Pereira. Para Neodi, o posicionamento do deputado federal será fundamental para reverter o posicionamento daqueles que defendem os interesses das organizações não governamentais (ONGs) e procuram penalizar o pequeno produtor rural.
Na audiência realizada pela comissão especial da Câmara Federal participaram do evento o governador de Rondônia Ivo Cassol (PP), deputados federais Nilson Pinto (PSDB-PA), Anselmo de Jesus (PT-RO), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Moreira Mendes (PPS-RO), Ernandes Amorim (PTB-RO), senador Acir Gurgacz (PDT-RO), deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB), Daniela Amorim (PTB), prefeito de Ji-Paraná, José Bianco (DEM), além de secretários estaduais, municipais e representantes do setor produtivo.
Fonte: Marcelo Freire
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis
Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)