Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 - 15h55
Mato Grosso e Rondônia são os primeiros estados a receber as equipes de georreferenciamento do programa Terra Legal Amazônia.
Nesta sexta-feira (11), cerca de 150 moradores de áreas rurais dos municípios de Acorizal e Cuiabá (MT) recebem os técnicos que farão a medição dos imóveis cadastrados no Terra Legal, nas glebas Taquará e Baús.
Na segunda-feira (14), é a vez dos moradores das glebas Novo Destino e Terra Firme, em Rondônia. Mais de mil imóveis serão medidos e demarcados nos municípios de São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Seringueiras, Mirante da Serra, Alvorada DOeste, Urupá, São Miguel do Guaporé, Nova União e Jaru.
Os técnicos da empresa contratada saíram de Goiânia (GO) e vão percorrer mais de 3 mil quilômetros para finalizar o trabalho. Ao chegar nos municípios as equipes reúnem os moradores para explicar o trabalho de campo e tirar dúvidas sobre logística e cronograma de ação. Após a mobilização começa a medição dos imóveis.
A previsão é finalizar o trabalho de campo no Mato Grosso em até 40 dias. Em Rondônia, a medição termina em até 100 dias. Os relatórios completos com a conclusão do serviço topográfico (dados sobre os imóveis, coordenadas, mapas), serão entregues à coordenação do Terra Legal após 20 dias da conclusão do trabalho de campo.
Toda execução dos trabalhos será acompanhada por uma Comissão de Fiscalização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que tem a função de monitorar o contrato.
Fonte: Jeanne Machado
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta terça-feira (1/7) uma campanha estadual de prevenção às queimadas. A iniciativa é do Grupo de A
Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), coordenou, na manhã desta terça-feira (24/6), reun