Sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 - 15h55
Mato Grosso e Rondônia são os primeiros estados a receber as equipes de georreferenciamento do programa Terra Legal Amazônia.
Nesta sexta-feira (11), cerca de 150 moradores de áreas rurais dos municípios de Acorizal e Cuiabá (MT) recebem os técnicos que farão a medição dos imóveis cadastrados no Terra Legal, nas glebas Taquará e Baús.
Na segunda-feira (14), é a vez dos moradores das glebas Novo Destino e Terra Firme, em Rondônia. Mais de mil imóveis serão medidos e demarcados nos municípios de São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Seringueiras, Mirante da Serra, Alvorada DOeste, Urupá, São Miguel do Guaporé, Nova União e Jaru.
Os técnicos da empresa contratada saíram de Goiânia (GO) e vão percorrer mais de 3 mil quilômetros para finalizar o trabalho. Ao chegar nos municípios as equipes reúnem os moradores para explicar o trabalho de campo e tirar dúvidas sobre logística e cronograma de ação. Após a mobilização começa a medição dos imóveis.
A previsão é finalizar o trabalho de campo no Mato Grosso em até 40 dias. Em Rondônia, a medição termina em até 100 dias. Os relatórios completos com a conclusão do serviço topográfico (dados sobre os imóveis, coordenadas, mapas), serão entregues à coordenação do Terra Legal após 20 dias da conclusão do trabalho de campo.
Toda execução dos trabalhos será acompanhada por uma Comissão de Fiscalização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que tem a função de monitorar o contrato.
Fonte: Jeanne Machado
Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)