Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

AMAZÔNIA: Terra Legal inicia georreferenciamento



Mato Grosso e Rondônia são os primeiros estados a receber as equipes de georreferenciamento do programa Terra Legal Amazônia.

Nesta sexta-feira (11), cerca de 150 moradores de áreas rurais dos municípios de Acorizal e Cuiabá (MT) recebem os técnicos que farão a medição dos imóveis cadastrados no Terra Legal, nas glebas Taquará e Baús.

Na segunda-feira (14), é a vez dos moradores das glebas Novo Destino e Terra Firme, em Rondônia. Mais de mil imóveis serão medidos e demarcados nos municípios de São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Seringueiras, Mirante da Serra, Alvorada DOeste, Urupá, São Miguel do Guaporé, Nova União e Jaru.

Os técnicos da empresa contratada saíram de Goiânia (GO) e vão percorrer mais de 3 mil quilômetros para finalizar o trabalho. Ao chegar nos municípios as equipes reúnem os moradores para explicar o trabalho de campo e tirar dúvidas sobre logística e cronograma de ação. Após a mobilização começa a medição dos imóveis.

A previsão é finalizar o trabalho de campo no Mato Grosso em até 40 dias. Em Rondônia, a medição termina em até 100 dias. Os relatórios completos com a conclusão do serviço topográfico (dados sobre os imóveis, coordenadas, mapas), serão entregues à coordenação do Terra Legal após 20 dias da conclusão do trabalho de campo.

Toda execução dos trabalhos será acompanhada por uma Comissão de Fiscalização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que tem a função de monitorar o contrato.

Fonte: Jeanne Machado

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)