Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Amazônia legal é responsável por 40% da produção de carne e soja no Brasil



Pará, Mato Grosso e Rondônia são as áreas mais atingidas pelo avanço do agronegócio 

Com área superior a cinco milhões de quilômetros quadrados, sendo 83% floresta, a Amazônia já responde por 40% da produção de carne e soja no País. Dados oficiais do IBGE mostram que o agronegócio avança sobre amplas áreas do que um dia foi floresta. 

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o avanço mais expressivo pode ser registrado em regiões do Pará, Mato Grosso e Rondônia, que lideram o ranking de desmatamento. No caso da pecuária, 73% das 74 mil cabeças de gado da região são criadas no bioma amazônico.

Acompanhando o aumento de preços da soja e da carne no mercado internacional, o agronegócio avança e é apontado por ambientalistas como a principal causa da devastação na Amazônia.

Setores do governo e representantes de produtores rurais descartam a hipótese de recuo do agronegócio na Amazônia Legal e afirmam que a tendência será aumentar a produção em áreas de florestas já abertas.

Fonte: Zero Hora

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat