Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Amazônia legal é responsável por 40% da produção de carne e soja no Brasil



Pará, Mato Grosso e Rondônia são as áreas mais atingidas pelo avanço do agronegócio 

Com área superior a cinco milhões de quilômetros quadrados, sendo 83% floresta, a Amazônia já responde por 40% da produção de carne e soja no País. Dados oficiais do IBGE mostram que o agronegócio avança sobre amplas áreas do que um dia foi floresta. 

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o avanço mais expressivo pode ser registrado em regiões do Pará, Mato Grosso e Rondônia, que lideram o ranking de desmatamento. No caso da pecuária, 73% das 74 mil cabeças de gado da região são criadas no bioma amazônico.

Acompanhando o aumento de preços da soja e da carne no mercado internacional, o agronegócio avança e é apontado por ambientalistas como a principal causa da devastação na Amazônia.

Setores do governo e representantes de produtores rurais descartam a hipótese de recuo do agronegócio na Amazônia Legal e afirmam que a tendência será aumentar a produção em áreas de florestas já abertas.

Fonte: Zero Hora

 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)