Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Alunos da escola Estudo e Trabalho celebram Dia Mundial do Meio Ambiente no Porto de Porto Velho


Dentre as atividades programadas, estava a plantação de mudas de espécies nativas, como açaí, ypê e mogno - Gente de Opinião
Dentre as atividades programadas, estava a plantação de mudas de espécies nativas, como açaí, ypê e mogno

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), a Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), que administra o Porto de Porto Velho, e um grupo de agronegócio da Capital, realizaram uma ação para 44 estudantes da EEEFM Estudo e Trabalho, visando reforçar a importância da conscientização ambiental e da atividade prática para preservação do meio ambiente.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa mostra como a educação e a colaboração podem ser ferramentas poderosas para enfrentar os desafios ambientais. “Ao envolver os jovens em atividades significativas, como o planejamento de mudanças ambientais, o evento não apenas celebrou o Dia Internacional do Meio Ambiente, mas plantou sementes de responsabilidade ambiental, preparando as futuras gerações para cuidar melhor do meio ambiente”, salientou.

PROGRAMAÇÃO

Uma das atividades programadas na ação, foi a palestra do biólogo Flávio Terassini, que explicou sobre os processos de assoreamento e mudanças climáticas, seguindo o tema “Acelerar a restauração da Terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”, que foi divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para data neste ano. Logo após o debate, os alunos puderam plantar mudas de espécies nativas, como açaí, ypê e mogno, pela área verde do complexo portuário.

Palestra sobre os processos de assoreamento e mudanças climáticas - Gente de Opinião
Palestra sobre os processos de assoreamento e mudanças climáticas

O biólogo Flávio Terassini, apontou que o tema para 2024 é de extrema relevância para Região Amazônica, que experienciou um período de seca severa recentemente, afetando as operações dos portos da região. “Precisamos nos conscientizar nesse ponto, porque as próximas gerações vão sofrer muito mais do que nós sofremos hoje”, frisou.

A professora de ciências e biologia da escola Estudo e Trabalho, Isabel Lucena, destacou a importância das atividades para que os alunos possam aplicar isso na realidade deles. “Uma coisa é falar sobre colocar uma semente na terra, outra coisa é você de fato plantar, escolher o local e saber cuidar.”

O diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, que se juntou aos alunos e plantou sua própria muda, ressaltou o compromisso do Porto com as pautas ambientais. “O Porto busca sempre através dessas ações, em parceria com os órgãos fiscalizadores e também dos operadores portuários, uma melhor qualidade da operação relacionado à preservação e sustentabilidade, para que possamos diminuir os impactos ambientais.”

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)