Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Almir Suruí divulga modelo sustentável durante a Rio +20


Almir Suruí divulga modelo sustentável durante a Rio +20 - Gente de Opinião

Líder do povo Suruí, que vive na Reserva Indígena Sete de Setembro, localizada em Cacoal, a cerca de 500 quilômetros de Porto Velho, Almir Suruí se tornou um porta-voz dos povos da floresta da Amazônia e mais uma vez levou a mensagem dos ambientalistas brasileiros para a comunidade internacional durante o Eye On Earth Summit, evento realizado pela UNEP e pelo governo dos Emirados Árabes (UNEP and de Green economy) durante a Rio +20, no Rio de Janeiro.  Diante de uma plateia formada por líderes ambientalistas de diferentes nacionalidades, Almir Falou sobre o Plano de Gestão de 50 anos do Povo Paiter realizado em parceria com a Kanindé e sobre a importância de todos ficarem unidos na defesa do Planeta, desenvolvendo atividades que sejam sustentáveis e mantenham a floresta em pé.

“É importante o uso da comunicação e da tecnologia para que todos os povos possam atuar juntos na busca e implementação de ações que respeitem a diversidade cultural, ambiental e social”, enfatizou Almir.

O povo Suruí também desenvolve o projeto Carbono Suruí, em parceria com várias entidades, coordenadas pelo Consórcio Garah Itxa. A ação tem como objetivo preservar e conservar as florestas por meio da venda de créditos de carbono e de reflorestamento. Uma das formas para que todos no planeta possam se unir na busca do equilíbrio climático.

Eye On Earth Summit

Almir Suruí também esteve no evento Eye On Earth Summit realizado em dezembro do ano passado nos Emirados Árabes, quando líderes mundiais se reuniram para discutir a sustentabilidade ambiental e social do planeta. Na época foi elaborada a “Declaração” apresentada agora na Rio + 20. Para mais informações sobre o evento acesse: www.eyeonearthsummit.org.

Fonte: Kanindé

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat