Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Alerta contra queimadas: Prefeitura reúne agricultores de Jacy-Paraná e Abunã



Uma comitiva da prefeitura de Porto Velho formada pelas secretarias de saúde (Semusa), meio ambiente (Sema), agricultura (Semagric) e defesa civil, sairá da capital no domingo (05/08), com destino a Jacy-Paraná e Abunã. Segundo Francisco Alves Tyer, diretor do departamento de assuntos do interior (DAÍ) da prefeitura, é a segunda etapa das visitas programadas pelo prefeito Roberto Sobrinho, depois de lançar dia 23 de agosto, o Plano de Ação de Combate às Queimadas. “Esta é uma das estratégias para inibir o avanço das queimadas ilegais. Estamos reunindo agricultores dos nossos distritos, fazendo um trabalho de conscientização e explicando sobre os grandes prejuízos financeiros, ao meio ambiente e principalmente à saúde, que as queimadas proporcionam, além de alertar sobre o crime e as devidas penalidades”, destacou Francisco.

De acordo com Tyer, na primeira etapa foram visitados os distritos de União Bandeirantes e Rio Pardo. O objetivo é reunir líderes e produtores rurais e demais moradores das regiões mais afetadas pelas queimadas. “Mesmo que não seja missão da prefeitura, realizar este tipo de ação, o prefeito Roberto Sobrinho resolveu mobilizar suas equipes para tentar amenizar o sofrimento da população de Porto Velho, que vem sofrendo com as queimadas a sua volta. A maioria dos focos acontece em mata fechada e propriedades rurais, mas a fumaça acaba centralizada na capital trazendo malefícios a saúde das crianças e idosos, os mais afetados”, disse Tyer.

A primeira visita neste domingo, começa em Jacy- Paraná, por volta das 9h e as 15h a comitiva se dirige à Abunã. Os distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre também receberão as visitas, pois estas áreas registraram números elevados de focos de queimadas entre julho e agosto, o que aumentou a preocupação da prefeitura. Através da secretaria municipal do meio ambiente (Sema), preparou um material informativo sobre queimadas e seu perigo, e está distribuindo nas localidades visitadas. “Isso reforça nosso trabalho e alerta a população para cuidar mais do meio ambiente”, finalizou o diretor.

Fonte: Meiry Santos

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat