Terça-feira, 13 de novembro de 2007 - 14h11
O Governo do Estado está alertando os produtores rurais, por meio da Agência de Defesa Agrosilvopastoril (Idaron), para o prazo da 23ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa que terminará na próxima quinta-feira (15), enquanto a comunicação deve ser feita até o próximo dia 23. A expectativa, de acordo com o presidente da Iadron, Lorival Amorim, é que sejam imunizadas mais de 11 milhões de cabeça de gado em todo o Estado.
A segunda campanha de vacinação do ano foi lançada oficialmente no dia 28 de setembro, em solenidade realizada no município de Alta Floresta, com a presença do governador Ivo Cassol. Na ocasião, Cassol destacou a importância da vacina para Rondônia, que hoje é o 5º maior exportador de carne do país, graças ao status de livre da febre aftosa com vacinação.
“Em nome do governador Ivo Cassol, convoco todos os produtores a continuarem unidos nesta ação, que visa tão somente a sanidade do rebanho bovino como forma de garantir a ampliação dos mercados importadores e, conseqüentemente, a geração de mais emprego e renda”, afirmou Lorival Amorim, lembrando que a parceria dos criadores com o Governo tem colocado o Estado em destaque internacional, conforme comprovou a missão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), referência internacional em sanidade animal.
Ainda segundo a Idaron, Rondônia ocupa atualmente a 8ª colocação no ranking nacional, com 11,5 milhões de cabeça de gado, com maior concentração na região Centro-Sul. Já a exportação de carne responde por 45% do total de todos os produtos que são levados para outros Estados e países.
Fonte: Veronilda Lima
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)