Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Acre vai abater 7 500 aves por dia em 30 dias


 
Abate para comercialização de aves começa nesta segunda-feira no Acre
 

O sonho dos produtores rurais do Alto Acre envolvidos na cadeia produtiva do Complexo Agroindustrial de Aves começa a se tornar realidade. Depois de sucessivas inspeções do Ministério da Agricultura, o abatedouro recebeu autorização para iniciar o abate e para comercializar o produto. Algumas semanas antes da liberalização foram realizados abates para teste.

O Ministério da Agricultura é responsável pela inspeção e fiscalização industrial e sanitária de produtos de origem animal, destinados ao comércio nacional e internacional, e também pela aplicação de medidas para prevenção e manutenção da saúde animal e humana.

Após as avaliações, os empreendimentos recebem o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e era justamente essa certificação que o complexo agroindustrial de Brasiléia faltava receber para começar a produzir em grande escala. As primeiras aves para comercialização começam a ser abatidas nesta segunda-feira, dia 4, e no dia seguinte os acreanos já podem encontrar o produto nas gôndolas dos supermercados.

O produtor familiar Francisco Silva comemora a notícia e lembra que, desde a primeira fase do projeto, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, oferece orientação técnica. Os equipamentos para manter os aviários foram adquiridos em parceria entre o governo e os produtores. Mais de 130 famílias estão diretamente envolvidas com a cadeia produtiva do Complexo.

A base operacional do abatedouro é composta por 45 trabalhadores de Brasiléia e de Epitaciolândia de forma direta. O Complexo é mais um dos empreendimentos da região do Alto Acre baseado na relação entre governo, comunidade e iniciativa privada.

O projeto começou a se desenvolvido na gestão do ex-governador Jorge Viana, e a empresa Acre Aves Alimentos Ltda detém a concessão de gestão com 94% das cotas do capital social e a Cooperativa de Produtores de Aves do Alto Acre (Agroaves), que reúne as comunidades de avicultores, com participação de 6%. A previsão é que cada família obtenha renda que varia de um salário mínimo a R$ 840 ao mês fornecendo frango para o abatedouro.

De acordo com o secretário de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar, Nilton Cosson, a administração através da parceria Público-Privada-Comunitária (PPC), consolida a participação dos produtores familiares para o desenvolvimento sustentável do Estado.

– Nosso compromisso é investir na promoção da área rural do Acre – afirmou o secretário.

No prazo estimado de 30 dias, a partir da data do primeiro abate para comercialização, a meta de 7,5 mil aves por dia já terá sido atingida.

Fonte: Viviane Teixeira

Gente de OpiniãoSábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

Gente de Opinião Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)