Porto Velho (RO) sábado, 4 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Acre pode ter nova universidade dedicada ao conhecimento dos povos da floresta



Senador Tião Viana (PT-AC) levou a proposta à Embrapa

O senador Tião Viana (PT-AC) propõe a criação de uma universidade que reúna doutores em áreas como antropologia e biologia com representantes do saber tradicional da Amazônia. Ele levou a idéia à Embrapa nesta semana e recebeu apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para realizar o projeto.

De acordo com o senador, a Universidade do Saber Tradicional faria o uso de avançadas tecnologias na preservação do saber tradicional mantido por índios e outros povos da floresta. Tião Viana afirma que a proposta já recebeu também apoio da Universidade Federal da Bahia, da Fundação Osvaldo Cruz e entidades internacionais.

O parlamentar afirmou que o texto final do projeto deverá ser apresentado às instituições parceiras em até duas semanas para que cada um decida como pretende participar. A expectativa é de que a Universidade do Saber Tradicional tenha condições de iniciar o trabalho já no ano que vem. O presidente da Embrapa, Silvio Crestana, considera que o projeto está de acordo com a missão da empresa e colocou a estatal à disposição.

Se a Universidade do Saber Tradicional for criada, será a segunda instituição de ensino superior no Acre dedicada a estudar o conhecimento dos povos da floresta. A outra é a Universidade da Floresta, ligada à Universidade Federal do Acre

Fonte: Canal Rural/Embrapa

Mais Sobre Meio Ambiente

Garimpagem: o grande vilão

Garimpagem: o grande vilão

Além das hidrelétricas, da queda natural gerada pelo fluxo das águas, da forte trepidação dos potentes motores dos empurradores de balsas, um outro  p