Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ações do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas em Porto Velho


 
A Prefeitura Municipal de Porto Velho, sob a Coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – SEMAGRIC - está executando o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que consiste na realização de serviços de Destoca (trator de esteira), Gradagem (trator de pneus) e incorporação de calcário para correção da acidez do solo, beneficiando um hectare de área por unidade produtiva rural em ambas as ações.

A SEMAGRIC cadastrou durante os meses de janeiro a abril do corrente ano, 2.000 produtores (as) rurais para serem atendidos pelo Programa. De 31 de agosto a 02 de setembro de 2.009 foram atendidos 518 produtores com os serviços de Destoca, 936 com a Gradagem e já foram distribuídas 490 toneladas de calcário nas seguintes comunidades: linha 67 (Caracol), linha do Pavão, linha 21 de Abril, linha 1, linha 2, linha do Igarapé Preto, linha 101 e colônia Viçosa, nesta ultima beneficiando 40 produtores locais.

Em 14 de setembro foram entregues mais 130 toneladas de calcário para atender os produtores rurais do Projeto Morrinhos, das linhas 25, linha 3 e linha 5 do Projeto de Assentamento Joana D’Arc, sendo que estes já foram beneficiados com os serviços de Destoca e Gradagem e agora irão receber a incorporação do calcário, tornando as áreas encapoeiradas (improdutivas) em áreas produtivas e férteis, devido a correção do solo através da incorporação do calcário. Todas estas áreas serão utilizadas por seus beneficiários para o plantio de mandioca, milho, feijão, arroz, abacaxi, banana e várias outras culturas provenientes da agricultura familiar.

O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas tem por objetivo evitar que áreas de capoeira sejam queimadas ou outras áreas sejam desmatadas, proporcionando aos produtores e suas famílias um hectare de área produtiva para a agricultura, através da Destoca, Gradagem e da incorporação do calcário.

Estas ações demonstram um grande incremento produtivo para o município de Porto Velho no que se refere ao aumento da renda do produtor da agricultura familiar, possibilitando à sua família uma melhor qualidade de vida e uma maior diversidade de produtos em sua alimentação, isso significa respeito ao agricultor, a sua família e a toda sociedade.

Este Programa além de aumentar a produtividade das áreas agricultáveis, presta um grande serviço na questão ambiental, evitando que novas áreas sejam queimadas e desmatadas, demonstrando o comprometimento desta gestão em proteger o meio ambiente e respeitar a natureza, contribuindo assim para um município ambientalmente responsável, cumprindo com as premissas do Desenvolvimento Sustentável em ser SOCIALMENTE JUSTO, ECONOMICAMENTE SUSTENTÁVEL e AMBIENTALMENTE CORRETO. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat