Porto Velho (RO) sábado, 21 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Acadêmicos de biologia conhecem projeto semeando sustentatibilidade


 
O projeto é um experimento de seqüestro de carbono com produção de mudas e replantio de áreas degradadas

Acadêmicos de Biologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) participaram de aula de campo da disciplina Fisiologia Vegetal – Botânica II. As atividades foram realizadas na Floresta Nacional do Jamari e no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, onde as instituições realiAcadêmicos de biologia conhecem projeto semeando sustentatibilidade - Gente de Opiniãozam pesquisas. A próxima aula com visita técnicas será com acadêmicos de Biologia da Uniron. As aulas tem como base, as ações do Projeto Semeando Sustentabilidade, um patrocínio da Petrobras, através da Petrobras Ambiental e realizado pelo Centro de Estudos Rioterra.

O grupo de estudantes foi recepcionado pelo biólogo André Oliveira, que apresentou numa palestra as ações do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e as informações sobre a Flona do Jamari. Posteriormente a Brigada de Combate a Incêndios Florestais fez demonstrações de equipamentos de combate ao fogo.

No período da manhã, na Flona, os acadêmicos tiveram aulas de marcação de matrizes; coleta de material fértil (sementes); apresentação de métodos de coletas no chão e em altura com uso de rapel e outros equipamentos.

À tarde, as aulas aconteceram no Viveiro de Mudas de Itapuã do Oeste, onde são produzidas as mudas para recuperação de áreas de matas ciliares degradadas no entorno da Floresta Nacional do Jamari, através do Projeto Semeando Sustentabilidade.

Os acadêmicos aprenderam sobre seleção, transporte e beneficiamento de frutos e sementes; métodos de quebra de dormência através de escarificação térmica, mecânica e ácida; aula prática de montagem de experimento; e estatística de germinação de sementes.

O estudante universitário Luiz Fontes Machado Neto, destacou a dimensão do Projeto Semeando Sustentabilidade e sua importância para o meio ambiente regional. “Eu não tinha idéia da grandeza dessas ações e do volume de pesquisa que está sendo desenvolvido”, ressaltou.

A professora da Unir, doutora Renita Frigeri, considerou que foi um momento importante para que os acadêmicos pudessem assimilar as teorias aprendidas em sala de aula com a vivência prática. “Desse modo puderam entender o papel da biologia para a sustentabilidade e o amplo campo de trabalho para o biólogo”, considerou.

O coordenador de Educação Ambiental da Rioterra, Emanuel Pontes Meirelles, elogiou a iniciativa e destacou a importância do Viveiro Municipal como mecanismo educador e de pesquisa.

O projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, que tem a parceria da Prefeitura de Itapuã do Oeste, o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e conta com o apoio da Prefeitura de Cujubim, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Fone: Solano


 

Mais Sobre Meio Ambiente

Sistema Fecomércio participa do Lançamento do Amazônia + 21

Sistema Fecomércio participa do Lançamento do Amazônia + 21

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho esteve no Lançamento do Fórum Amazônia + 21, ocorri

Pesquisadores descobrem complexo arqueológico na Amazônia Central

Pesquisadores descobrem complexo arqueológico na Amazônia Central

As crônicas de Gaspar de Carvajal, padre espanhol que navegou pelo rio Amazonas no século 16, descrevem uma área repleta de aldeias indígenas. ”Enco

Não faz o dever de casa - Enquanto Macron luta pela Amazônia, políticas ambientais da França desapontam

Não faz o dever de casa - Enquanto Macron luta pela Amazônia, políticas ambientais da França desapontam

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu elogios por colocar os incêndios florestais na Amazônia no topo da agenda global, mas em casa os defens

Mais de 50 técnicos do Estado participam de curso de Geotecnologias e Ferramentas de Gestão do Território do projeto Plantar

Mais de 50 técnicos do Estado participam de curso de Geotecnologias e Ferramentas de Gestão do Território do projeto Plantar

Foi concluído nesta sexta-feira, em Porto Velho, o curso de Geotecnologias e Ferramentas de Gestão do Território, voltado a técnicos da Empresa de Ass