Quinta-feira, 4 de novembro de 2010 - 09h26
O projeto é um experimento de seqüestro de carbono com produção de mudas e replantio de áreas degradadas
Acadêmicos de Biologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) participaram de aula de campo da disciplina Fisiologia Vegetal – Botânica II. As atividades foram realizadas na Floresta Nacional do Jamari e no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, onde as instituições reali
zam pesquisas. A próxima aula com visita técnicas será com acadêmicos de Biologia da Uniron. As aulas tem como base, as ações do Projeto Semeando Sustentabilidade, um patrocínio da Petrobras, através da Petrobras Ambiental e realizado pelo Centro de Estudos Rioterra.
O grupo de estudantes foi recepcionado pelo biólogo André Oliveira, que apresentou numa palestra as ações do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e as informações sobre a Flona do Jamari. Posteriormente a Brigada de Combate a Incêndios Florestais fez demonstrações de equipamentos de combate ao fogo.
No período da manhã, na Flona, os acadêmicos tiveram aulas de marcação de matrizes; coleta de material fértil (sementes); apresentação de métodos de coletas no chão e em altura com uso de rapel e outros equipamentos.
À tarde, as aulas aconteceram no Viveiro de Mudas de Itapuã do Oeste, onde são produzidas as mudas para recuperação de áreas de matas ciliares degradadas no entorno da Floresta Nacional do Jamari, através do Projeto Semeando Sustentabilidade.
Os acadêmicos aprenderam sobre seleção, transporte e beneficiamento de frutos e sementes; métodos de quebra de dormência através de escarificação térmica, mecânica e ácida; aula prática de montagem de experimento; e estatística de germinação de sementes.
O estudante universitário Luiz Fontes Machado Neto, destacou a dimensão do Projeto Semeando Sustentabilidade e sua importância para o meio ambiente regional. “Eu não tinha idéia da grandeza dessas ações e do volume de pesquisa que está sendo desenvolvido”, ressaltou.
A professora da Unir, doutora Renita Frigeri, considerou que foi um momento importante para que os acadêmicos pudessem assimilar as teorias aprendidas em sala de aula com a vivência prática. “Desse modo puderam entender o papel da biologia para a sustentabilidade e o amplo campo de trabalho para o biólogo”, considerou.
O coordenador de Educação Ambiental da Rioterra, Emanuel Pontes Meirelles, elogiou a iniciativa e destacou a importância do Viveiro Municipal como mecanismo educador e de pesquisa.
O projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, que tem a parceria da Prefeitura de Itapuã do Oeste, o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e conta com o apoio da Prefeitura de Cujubim, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
Fone: Solano
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)