Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

A cobertura de gelo no mar da Groenlândia é a menor em 800 anos


 

A cobertura de gelo no mar localizado entre a Groenlândia e a Noruega é a menor desde o século XIII, segundo estudo do pesquisador Marc Macias Fauria e equipe publicado na revista científica Climate Dynamics. Mas, se naquela época não existiam imagens tiradas por satélites e nem instrumentos digitais para medir o gelo, como os pesquisadores chegaram a essa conclusão?

Os cientistas checaram os diários de navios antigos e os registros dos portos, analisaram as árvores mais velhas - os troncos "guardam" informações sobre o clima - e o próprio gelo. Eles combinaram os dados atuais com os obtidos na pesquisa. Assim, conseguiram descrever a quantidade de gelo que cobriu o mar ao longo desses anos.

Curiosidades: entre os séculos estudados pelos pesquisadores, o XIII foi um dos mais quentes; nos séculos VIII e XIX, o mar foi mais coberto por gelo; apenas em dez anos, entre 1910 e 1920, a cobertura de gelo na região diminuiu 300 mil km² o que equivale, aproximadamente, ao tamanho do estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Revista Época/Isis Nóbile Diniz - Blog do Planeta

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat