Segunda-feira, 22 de julho de 2013 - 10h50
Uma extensão de 10 km foi percorrida ontem, domingo, 21, por voluntários que participaram da 9ª edição do projeto Rio Limpo realizada no município de Candeias do Jamari. O evento visou mais uma vez a retirada de lixo das margens do principal rio do município, e ainda, levar informações referentes à preservação do meio ambiente para moradores e turistas da região.
A limpeza foi realizada da entrada do Rio Preto até a Ilha Verde, principais balneários da cidade. Cerca de 10 embarcações foram utilizadas e por questão de segurança, os voluntários estavam munidos de coletes salva-vidas e luvas para a execução do trabalho.
“A equipe foi dividida em duas. Uma ficou em terra e outra percorreu o rio. Assim o trabalho foi realizado de forma mais eficiente”, disse Luis Duarte, técnico da Eletrobras Eletronorte.
“Esse é um dos principais projetos realizados pela Sopescar. Com o patrocínio e apoio logístico da Eletrobras Eletronorte e ajuda dos voluntários queremos realizar muitas outras edições, já que o lixo é um grande problema mundial”, explicou Eliezer Costa, vice-presidente da Sopescar.
Foi retirada durante uma manhã de trabalho, uma tonelada de lixo, pelas equipes. O material foi acumulado em local previamente destinado pela – Secretaria Municipal de Saúde Pública - Semusp, a qual é a responsável pela retirada do entulho a e destinação final.
Participaram como voluntários: pescadores, estudantes, empresários, profissionais de vários segmentos, além de funcionários e prestadores de serviços da Eletrobras Eletronorte. Na oportunidade foi realizada uma exposição de objetos decorativos confeccionados com garrafas pet feitos pela voluntária Juraci da Silva. Moradores e turistas foram orientados como manusear esse tipo de material.
O próximo evento do calendário da Sopecar será o Torneio de Pesca Amadora – TOPAS, realizado no lago da Usina Hidrelétrica Samuel. O evento acontece anualmente e está previsto para a primeira semana do mês de outubro deste ano.
Fonte: Terezinha Felix
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p