Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores da saúde rejeitam proposta do Governo


Servidores da saúde rejeitam proposta do Governo - Gente de OpiniãoGente de OpiniãoPor mais de seis horas, os deputados estaduais tentaram hoje (09 de maio), intermediar uma negociação entre servidores grevistas da área da saúde e o Governo Estadual. O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho declarou que o Governo não vem agindo corretamente com os servidores, sendo necessário avançar e atentar para a triste realidade dos salários miseráveis destes trabalhadores. O Governo fez apenas uma nova proposta: aumento salarial de apenas 5% e mais 1% a cada mês a partir de janeiro até junho de 2013. A categoria presente no plenário da ALE, rejeitou e o movimento grevista continua.

Participaram da reunião de negociação, os seguintes parlamentares: Glaucione Rodrigues (PSDC), Adelino Follador (DEM), Ana da Oito (PT do B), Eurípedes Lebrão (PTN), Valdivino Tucura (PRP), Saulo Moreira (PDT), Epifânia Barbosa (PT), Marcos Donadon (PMDB), Marcelino Tenório (PRP), Luizinho Goebel (PV), Euclides Maciel (PSDB), Maurão de Carvalho (PP), e Hermínilo Coelho (PSD).

Pelo Governo, estiveram presentes o advogado Juscelino Amaral, ocupante do cargo de secretario chefe da Casa Civil, e o contador Gilvan Ramos, titular da Secretaria Estadual de Saúde. Participaram da rodada de negociações, também as seguintes personalidades: Hildon Chaves, da Promotoria de Justiça da Saúde; Ângelo Florindo da Silva, presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem; o médico Rodrigo Almeida, presidente do Sindicato dos Médicos; e Raimundo Nonato Rodrigues, representando a Central Única dos TrabalhServidores da saúde rejeitam proposta do Governo - Gente de Opiniãoadores – CUT.

Na abertura da reunião, o deputado Hermínio Coelho disse ser necessário total transparência da Secretaria Estadual de Saúde, pois esperava-se uma economia de gastos, após os escândalos apontados na Secretaria de Saúde através da Operação Termópilas da Polícia Federal. Ele cobrou o urgente envio do PCCR da Saúde à Assembleia Legislativa.

Na seqüência, o advogado Juscelino Amaral anunciou que o Governo Estadual vai enviar no próximo dia 18 de maio à categoria dos servidores da saúde, uma nova proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração – PCCR. Segundo ele, é impossível corrigir as perdas salariais dos últimos oito anos de imediato, sendo necessário no mínimo dois anos.

Servidores da saúde rejeitam proposta do Governo - Gente de Opinião o secretário estadual de Saúde, Gilvan Ramos disse ser impossível atender a reivindicação aceitar a proposta de reajuste salarial de 5% imediatamente e mais 6% em noventa dias, diante do grande impacto que acarretará na folha de pagamento. Disse ele que existem gatilhos embutidos, como o direito de reajuste de 2% a cada dois anos trabalhado, gratificações, e adicional de insalubridade.

O representante da CUT, Raimundo Nonato, disse faltar seriedade do Governo, pois enquanto rejeita um reajuste digno aos trabalhadores, paga fortunas para hospitais particulares. O médico Rodrigo Almeida afirmou ter encontrado no Hospital de Base a presença de cinco médicos anestesistas, sem nenhuma atividade, completamente ociosos. O médico declarou que comServidores da saúde rejeitam proposta do Governo - Gente de Opinião o simples “corte de gorduras”, seria possível garantir o atendimento da proposta da categoria e citou o caso de um hospital da capital que recebe R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais). Já o promotor Hildon Gomes, destacou ser necessário um pacto pela saúde, pois a expectativa é de caos generalizado com a continuidade da greve.

Após as explanações de diversos servidores, o titular da Sesau, Gilvan Ramos destacou ser impossível conceder reajuste de 11% em 2012, mas concordou em conceder 5% agora e mais 1% nos primeiros seis meses de 2013. A proposta foi levada aos servidores presentes no plenário da ALE, mas foi rejeitada por unanimidade.

Fonte: ALE/RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído basta

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)