Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Atingidos por Barragens marcham em Porto Velho


Atingidos por Barragens marcham em Porto Velho - Gente de Opinião

No começo desta manhã de quinta-feira (15/03), cerca de 300 manifestantes, atingidos pelas construções das usinas de Samuel, Santo Antônio e Jirau, fazem uma macha saindo da sede da Eletronorte, ocupada desde terça-feira, dia 13, passando pela Assembleia Legislativa Estadual, com encerramento no centro da capital, Porto Velho.

Com a macha, os atingidos querem sensibilizar a sociedade sobre a inexistência de uma política pública nacional que garanta os direito dos atingidos e denunciar a violação de direitos que constantemente vem ocorrendo nas usinas do rio Madeira.

A ação é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que desde dia 13 oculpa a sede administrativa da Eletronorte em Porto velho. O ato faz parte da Jornada Nacional de Lutas do MAB, motivada pelo Dia Internacional de Luta Contra as Barragens (14 de Março).

As ações acontecem em diversas cidades brasileiras e nesta manhã em Brasília, militantes do MAB protestam em frente ao Ministério de Minas e Energia.

Foto:MAB

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

No último sábado (30), durante a ação realizada na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Cristo, foram realizados 82 procedimentos de impl

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)