Domingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Valter Araújo reforça apoio à Fundação Pio XII para tratamento do câncer em Rondônia


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB), recebeu nesta semana o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, gestor do Hospital do Câncer de Barretos (SP), que está instalando uma unidade para tratamento dos pacientes com câncer, aqui em Rondônia.

“Reforcei com o presidente Henrique Prata o apoio da Assembleia à iniciativa e a nossa preocupação que a unidade seja implantada em Rondônia a passe a atender aos pacientes daqui”, disse Valter Araújo.

O Governo e a Fundação Pio XII firmaram parceria e uma parte do Hospital de Base, em Porto Velho, vai atender os pacientes na área de oncologia. Um espaço de 20 mil metros quadrados foi doado, em sistema de comodato, para a construção de uma unidade local do Hospital do Câncer de Barretos.

“Rondônia é o Estado que mais envia pacientes para tratamento da doença na nossa unidade de Barretos. Isso é oneroso ao Estado, que precisa arcar com o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), e para o paciente, que se desgasta numa viagem longa, ficando distante da família. Daí a nossa decisão de construir uma unidade aqui no Estado”, explicou Henrique Prata.

Somente no mês de outubro, já foram mais de 900 pacientes de Rondônia atendidos no Hospital de Barretos. Para a nova unidade, já estão disponibilizados US$ 3 milhões, com o apoio de cerca de 80 países à Fundação Pio XII.

O Governo cedeu a área e toda a despesa com a construção, compra de equipamentos e pessoal ficará a cargo da Fundação Pio XII e seus parceiros, como artistas, colaboradores e também os leilões. “O atendimento será através do SUS, ou seja, o paciente terá tratamento gratuito, ficando mais perto da família”, completou Valter.

Prata salientou ainda que o que é arrecadado nas doações em Rondônia é revertido para a unidade de Barretos. “Com a implantação da unidade na capital, isso vai mudar e tudo o que for doado por Rondônia, ficará aqui para custear e manter o hospital funcionando”, finalizou.

Fonte: ALE/RO

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Investimento em tecnologia faz com que procedimentos sejam cada vez menos invasivos

Investimento em tecnologia faz com que procedimentos sejam cada vez menos invasivos

O avanço da tecnologia na área da cirurgia plástica tem contribuído para que os procedimentos sejam cada vez mais minimamente invasivos e a recuperaç

Telefone 192 do Samu apresenta instabilidade e município disponibiliza contato alternativo temporário

Telefone 192 do Samu apresenta instabilidade e município disponibiliza contato alternativo temporário

O número (69) 98473-6211 foi colocado à disposição, exclusivamente para ligações. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa à população qu

Rondônia recebe autorização do Ministério da Saúde para realização de transplantes renais

Rondônia recebe autorização do Ministério da Saúde para realização de transplantes renais

O governo de Rondônia inicia uma nova etapa nos atendimentos em saúde no estado, por meio da Portaria MS nº 1.668, de 14 de maio de 2024 do Ministé

Gente de Opinião Domingo, 26 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)