Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Extinção da Caerd é uma conspiração contra o povo de Rondônia



O deputado Miguel Sena (PV) repudiou com veemência a articulação do presidente da Associação Rondoniense dos Municípios, no sentido de propor a sumária extinção da maior estatal pública do Estado, no caso a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia. Para o parlamentar a idéia é altamente prejudicial em todos os sentidos, inclusive para os próprios municípios, uma vez que já estão assegurados recursos financeiros do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

O pronunciamento de Miguel Sena foi nesta quarta-feira, durante audiência pública da Assembléia Legislativa de Rondônia, realizada para debater o saneamento básico e as privatizações municipais da Caerd.

De acordo com o deputado Miguel Sena é preciso se perguntar sobre o interesse repentino de algumas pessoas, em querer impedir a prestação dos serviços da Caerd na melhor fase da companhia, com uma empresa revitalizada, funcionários engajados, com planejamento e obras em execução, e o maior volume de recursos para obras de expansão da rede de abastecimento de água e da rede de esgoto.

Destacou o deputado que a época de crise da Caerd ficou no passado, tendo este processo iniciado no ano de 2000, e consolidado no Governo Cassol, sendo hoje a companhia uma instituição modelo, com o reconhecimento público, com alto índice de satisfação. "A gestão compartilhada é uma experiência de sucesso e isto decorre do comprometimento e engajamento dos servidores da Caerd e da posição política adotada pelo governador Ivo Cassol", complementou.

Segundo ele, a interrupção dos serviços da Caerd nos municípios é um grande retrocesso, é trabalhar contra o povo, num momento em que está se assegurando em vários municípios obras gigantescas, e principalmente não reconhecer todos os esforços desencadeados para a revitalização da companhia, prova é disse que a competência dos gestores da gestão compartilhada conseguiu resgatar até recursos financeiros já considerados perdidos.

"Gozando de credibilidade junto aos usuários e fornecedores; com salários em dia dos servidores; com a recuperação de todas as suas unidades no interior; com um plano de qualidade que serve de modelo para o país, garantindo a qualidade da água"; com um rigoroso controle da aplicação dos recursos públicos; com várias obras em andamento e outras planejadas para serem executadas já no início de 2009; porque então esta onde de querer encerrar as atividades da Caerd em alguns municípios", indagou o parlamentar.

Fonte: Ascom do Deputado Miguel Sena

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

No último sábado (30), durante a ação realizada na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Cristo, foram realizados 82 procedimentos de impl

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)