Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

A CARTA POLÊMICA DE JERÔNIMO SANTANA


CARTA

Jornalista Euro Tourinho,

 Estou lhe enviando alguns livros que por certo servirão de subsídios para os seus conceitos. O escritor Todd Diacon conta a história real da Comissão Rondon, da epopéia da construção da linha telegráfica que não é a versão “Aluisista”. Este trabalho promete uma profunda revisão da história do estado de Rondônia, que gira em torno da versão do “Aluisismo” – Aluísio Ferreira. Este livro sobre Rondon promove uma versão nova sobre o Marechal e revê a história que está difundida pelo “Aluisismo”, que não traduz a verdade pelo tendenciosismo. Espero que o amigo leia-o.
 
 Da mesma forma, estou lhe enviando o livro de Charles A. Gauld, ”Farqhuar o ultimo Titã. Um empreendedor na América Latina”, traçando a biografia de Percival Farqhuar. Esta obra é importante, pois descreve a verdadeira história de Porto Velho, ele refuta as histórias de Manoel Rodrigues Ferreira e estabelece um contraditório em nossa história (Anexo 2 – pag. 443).

Farqhuar fundou Porto Velho em 1907 e, até hoje, não possui nenhum monumento em seu favor, nem mesmo uma homenagem lhe é prestada. De outra parte, tenho me preocupado muito sobre o desconhecimento verdadeiro da história  da Vila Bela. Estas obras deveriam estar nas bibliotecas públicas, universidades e mesmo em escola secundárias. Ninguém as conhece no estado, apesar do esforço de muitos, dados que Rondônia portadora de uma população migrante que ignora a nossa história. Os poucos trabalhos publicados deixam a desejar, como nos casos de Esron de Menezes, Emanuel Pontes Pinto, Victor Hugo e, por exemplo, a história de Denise Maldi Meireles, sobre o Guaporé do século XVIII. Ninguém tem conhecimento, acho que nossa juventude e as universidades têm o dever de abrir a cabeça e passar a conhecer a verdadeira história de Rondônia.

Espero que o jornalista faça bom proveito desses livros e que eles promovam uma revisão profunda dos conceitos que andam por aí, com predominância do “Aluisismo”. Aliás na casa de Rui Barbosa, no rio de Janeiro, existe um grande acervo sobre o trabalho da Comissão Rondon, que o estado também desconhece. Igualmente no museu nacional se encontra história sobre a Ferrovia madeira Mamoré que o estado ignora. É preciso promover o resgate da verdadeira história de heroísmo sobre Rondônia. Ao contrário do que assistimos: a existência de esqueletos que sacrificam a nossa história. Como é o caso Enaro, com o serviço de navegação do Guaporé, SNM e SEREGIPA. Ultimamente, os esqueletos do estado aumentaram com a Cemaguan, Beron, Iteron, Hospital de Cacoal entre outros, uma coleção de relatos prejudiciais ao estado de Rondônia.

Outra obra interessante que circula no País e não em Rondônia é o “Rio da Dúvida”, que historia a viagem de Rondon e Theodoro Roosevelt e que no começo do século XX, que em razão dessa viagem o rio foi batizado de Roosevelt. Trata-se de uma realidade que, também, envolve o estado.

Espero que o jornalista faça bom proveito da leitura dos livros enviados.

Atenciosas saudações,

JERÔNIMO GARCIA DE SANTANA

(Carta publicada no Jornal “Alto Madeira, edição de 31 de janeiro de 2008 – Segundo Caderno – página 3)


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)