Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPF recomenda que Nazif não efetue pgtos a 3 construtoras


O Ministério Público Federal (MPF) entregou ontem, seis de fevereiro, recomendação ao prefeito Mauro Nazif para não efetuar pagamentos às construtoras Castilho, Enpa e Madecon, suspeitas de envolvimento em irregularidades na prefeitura durante a gestão anterior. A recomendação foi entregue ao prefeito durante reunião com o procurador da República Reginaldo Trindade, na sede do MPF em Porto Velho. A reunião tratou da situação das obras paralisadas na capital.

A contar de hoje, Mauro Nazif tem dez dias para informar as medidas que serão adotadas em relação à recomendação e tem prazo de 90 dias para enviar relatórios conclusivos das auditorias que devem ser feitas pela prefeitura.
Na continuidade da Operação Sempre MPF, as investigações apontaram que há graves suspeitas de que as três construtoras teriam participado de esquema ilícito. O MPF analisou as doações eleitorais à campanha do ex-prefeito Roberto Eduardo Sobrinho e constatou que a empresa Castilho doou cem mil reais e que a Enpa fez sete doações distintas totalizando 260 mil reais.

Outros fatos também são apontados pelo MPF como suspeitos. Depoimentos de testemunhas revelaram que na gestão anterior os funcionários da Secretaria Municipal de Obras (Semob) receberam ordem para fornecer asfalto para as empresas Madecom, Enpa e Castilho. Estas construtoras ganharam diversas licitações da prefeitura de Porto Velho, totalizando juntas o valor de contratação de, no mínimo, 59 milhões reais.

O procurador da República Reginaldo Trindade também recomendou que o prefeito Mauro Nazif realize auditoria geral nos contratos firmados com estas construtoras; faça levantamento detalhado do que foi pago e tudo que não deveria ter sido pago; e responsabilização das empresas por eventuais irregularidades cometidas nas contratações.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

Emenda de Alex Redano amplia acesso ao Implanon e fortalece atendimento às mulheres em Ariquemes

No último sábado (30), durante a ação realizada na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Cristo, foram realizados 82 procedimentos de impl

Deputada Federal Cristiane Lopes destina R$ 70 mil para fortalecer projeto Polícia  Mirim em Presidente Médici

Deputada Federal Cristiane Lopes destina R$ 70 mil para fortalecer projeto Polícia Mirim em Presidente Médici

Recurso garantido por solicitação da vereadora Bia do Assentamento e vereador Benito do Estrela vai contribuir para a manutenção das atividades e am

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)