Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Direito de resposta do IPERON


 

O IPERON, nos seus 25 anos de existência, passou por somente uma auditoria do Ministério da Previdência Social – auditoria essa solicitada “de ofício” por mim, atual Presidente do Instituto, cujo início foi em junho de 2011 e o término em agosto de 2012. O Relatório Conclusivo da mesma foi, então, devidamente entregue pessoalmente ao Presidente do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado e Casa Civil. No que se refere à aspectos administrativos e aplicação de recursos financeiros, não foi constatada nenhuma irregularidade ou ilegalidade. Foram apontados, no entanto, erros formais no aspecto contábil – já devidamente sanados -, mas nada que caracterize má-fé ou improbidade administrativa.
 

Gente de Opinião

O Instituto obteve a renovação, recentemente – dia 15.11.2012 –, com validade até 14.05.2012, pelo Ministério da Previdência Social, do seu Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP, o que, por si só, confirma a gestão lícita da Administração desta Casa, pois é sabido que são necessários o preenchimento de vários requisitos exigidos pelo Ministério da Previdência para a obtenção de tal certificado, inclusive, no que diz respeito à aspectos financeiros, que precisam estar em consonância com a resolução 3922, do Banco Central do Brasil, que regula a aplicação de recursos previdenciários.

Importante esclarecer que o IPERON publica, mensalmente, em seu sítio eletrônico, o resultado de suas aplicações financeiras, que são devidamente aprovadas pelo Conselho de Administração, ou seja, todas as deliberações sobre movimentações financeiras e/ou aplicações de recursos, passam pela análise e deferimento dos membros do citado Conselho e homologadas pelo Conselho Fiscal – muito bem representados por membros do Executivo, Sindicato de categorias, Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembléia Legislativa e Tribunal de Justiça. Inclusive, a fim de tornar ainda mais seguras as decisões ali tomadas, foi criado, recentemente, o Comitê de Investimento da Casa.

É de interesse desta Presidência que os órgãos notificados em reportagem, venham realizar inspeções e auditorias nas instalações do Instituto, objetivando a apuração dos fatos denunciados, com a devida divulgação dos resultados encontrados, para esclarecer à sociedade e servidores públicos, fazendo justiça aos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, bem como aos servidores desta Casa, que realmente têm zelado pelo erário público e não têm medido esforços em busca da recuperação financeira do mesmo. Vale lembrar que o IPERON, de 1987 (época de sua criação) até o ano de 2010, tinha Patrimônio Financeiro de R$ 400/milhões em caixa. De janeiro de 2011 a outubro de 2012, porém, o IPERON tem em seu caixa o Patrimônio Financeiro de R$ 880/milhões. Isto é trabalho sério.

Em 21 de novembro de 2012.

WALTER SILVANO GONÇALVES OLIVEIRA
Presidente
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)