Sábado, 1 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Santo Antônio: Funcef negocia com Andrade Gutierrez entrada no empreendimento



Fundo ficará com participação menor do que os 10% pretendidos inicialmente. Para Jirau, vai pedir indicação de fatia de cerca de 10% do equity

Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia  

O Fundo dos Economiários Federais está em intensas negociações para entrar nas duas usinas do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira (RO-6.650 MW). Para fincar os pés na hidrelétrica de Santo Antônio (3.150,4 MW), o Funcef está em adiantada conversação com a Andrade Gutierrez Participações, que detém 12,4% do consórcio Madeira Energia, que vai construir a usina. Segundo Demósthenes Marques, diretor de investimentos do fundo, a intenção é ficar com uma parte da participação da Andrade Gutierrez.

Devido ao acordo de confidencialidade, o executivo não revelou o tamanho da participação, mas adiantou que será significativamente menor que os 10% pretendidos originalmente. Marques explicou que durante as negociações com os consórcios, que disputaram a usina, ficou claro que a participação tanto de Funcef como da Petros seria menor que os 20% desejados.

"Nossa intenção [Funcef/Petros] era, desde o começo, ter de 10% a 20% de participação. Mas vimos pela composição dos consórcios que não seria possível os 20%", lembrou o executivo.

O consórcio Madeira Energia é formado pela Odebrecht Investimentos em Infra-Estrutura (17,6%); Construtora Norberto Odebrecht (1%); Andrade Gutierrez Participações (12,4%); Cemig GT (10%); Furnas (39%) e pelo Fundo de Investimentos em Participações Amazônia Energia - dos bancos Santander e Banif (20%).

Jirau - Para Jirau (3.300 MW), a estratégia é conseguir uma indicação dos consórcios concorrentes, garantindo uma participação em torno dos 10% do equity do empreendimento. "Queremos evitar o que ocorreu em Santo Antônio", ressalta Marques, referindo-se também ao Petros. Ele afirmou que as negociações dos dois fundos são simétricas, ou seja, as conversas estão ocorrendo concomitantemente com os consórcios.

"Queremos ter participações nos mesmos moldes e exigência de governança parecidas", contou o diretor. A governança corporativa é um dos pontos mais importantes para os dois fundos de pensão porque eles são signatários de acordos internacionais sobre a questão como os Princípios Para Investimentos Responsáveis, da Organização das Nações Unidas. Esses acordos têm clausulas de responsabilidade social, ambiental e de governança corporativa que devem ser respeitadas.

Setor elétrico - Além das usinas do Madeira, o Funcef está investindo no setor elétrico através de Fundos de Investimentos em Participação, como o Brasil Energia, Infra-Brasil e AG Angra. "Alguns FIPs já têm investimentos no setor elétrico e outros têm a possiblidade de investir", conta. Marques diz ainda que o Funcef está prospectando investimentos diretos no setor. "Devido ao porte desses empreendimentos, eles estão fora do prospecto dos FIPs", completa.

Os FIPs receberam aporte de R$ 1 bilhão do Funcef para investimentos em infra-estrutura. O Fundo pretende ampliar os investimentos no segmento para R$ 2 bilhões e tem como meta ter de 20% a 25% dos recursos aplicados no setor elétrico. "Estamos atentos à movimentação no segmento de transmissão referente à venda de participação dos acionistas nos empreendimentos", conta Marques, além do interesse no segmento de geração.
 

Gente de OpiniãoSábado, 1 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Sábado, 1 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)