Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Leilões do linhão ligando Rondônia a São Paulo em 2008


Fábio Couto, da Agência CanalEnergia, Negócios
A Agência Nacional de Energia Elétrica estuda fazer pelo menos dois leilões de linhas de transmissão em 2008, possivelmente no primeiro semestre. Segundo o superintendente de Concessões de Transmissão da Aneel, Jandir Nascimento, está prevista a oferta de dois lotes considerados importantes: o linhão que ligará as usinas do Rio Madeira (6.494 MW), em Rondônia, a São Paulo, e a LT que ligará Manaus (AM) a Macapá (AP).

O superintendente da Aneel explicou que a definição dos leilões no ano que vem ainda depende da conclusão do planejamento feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Empresa de Pesquisa Energética, consolidados no Ministério de Minas e Energia. Estas linhas, em especial a segunda, explicou Nascimento, terá impacto na Conta de Consumo de Combustíveis, por conta da interligação de regiões do Sistema Isolado ao Sistema Interligado Nacional.
No leilão realizado nesta quarta-feira, 7 de novembro, foram licitados 1.941 quilômetros de linhas de transmissão, divididos em sete lotes - foram nove linhas e quatro subestações - com previsão de entrada em operação entre 15 meses e 21 meses e investimentos estimados em R$ 1,051 bilhão. O deságio médio, segundo dados da Aneel, ficou em 51,26%, sendo o menor deságio de 40%, no lote E - Jardim (SE) - Penedo (AL).
Disputa - Num leilão em que o resultado ficou marcado pela disposição das empresas nacionais, e pela discrição das espanholas - consideradas pelo mercado como favoritas na negociação - o maior deságio, de 56,86%, ocorreu no lote B (São João do Piauí - Milagres), arrematado pela espanhola Cymi - por sinal, o único lote que ficou nas mãos das empresas espanholas.
Dos sete lotes ofertados, três tiveram disputas no viva-voz, por conta da diferença de 5% entre as propostas. No lote A, a disputa ficou entre a Transmissão Paulista - vencedora - e a espanhola Isolux, enquanto no lote B, a Cymi e a Isolux apresentaram ofertas com diferença inferior a 5%. No entanto, a Isolux não apresentou ofertas no viva-voz.
Já o lote C foi o mais disputado do leilão, com quatro concorrentes nesta fase. As espanholas Cobra, Cymi e Elecnor disputaram com o consórcio Jauru, formado pela Eletronorte, Bimetal e Terna. Na segunda fase, porém, a Elecnor não apresentou lances, enquanto o consórcio Jauru e a Cobra foram os responsáveis pelo decréscimo do lote, que teve deságio de 53,50%.
Para Romeu Rufino, diretor da Aneel, a disputa nos lotes foi fruto da maior competitividade apresentada pelas empresas brasileiras, que mostraram disposição maior pelo risco. O leilão teve ainda a disputa do lote de baixa extensão, em comparação com os que foram ofertados. O lote F (Bateias - Pilarzinho) foi arrematado pela Copel Transmissão, enquanto o lote G (São Luis II - São Luis III) ficou com a Eletronorte. Ambas as linhas possuem menos de 30 quilômetros de extensão.

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)