Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

Início das obras entre março e setembro 2008


SANTO ANTÔNIO: Início das obras deve ser entre março e setembro de 2008 para cronograma ser cumprido. Previsão é de 42 meses para o ínicio da operação comercial das duas primeiras turbinas em agosto de 2012
As obras da hidrelétrica de Santo Antônio (RO-3.164 MW) têm que ser iniciadas entre março e setembro do ano que vem para a entrada em operação das duas primeiras turbinas em agosto de 2012. A informação foi dada pelos técnicos do consórcio Furnas/Odebrecht, responsável pelo estudo de viabilidade do projeto, em reunião realizada nesta sexta-feira, 14 de setembro, na Agência Nacional de Energia Elétrica.
Segundo eles, se as obras forem iniciadas no período chuvoso, novembro/dezembro, ou no período seco de 2009, o cronograma será diferente. A previsão é de 42 meses para o ínicio da operação comercial das duas primeiras turbinas, com a concretagem sendo iniciada no 21º mês das obras. Durante os períodos de estiagem, a estimativa dos técnicos é que mais de 20 das 44 máquinas da usina fiquem paradas.
No próximo dia 30 de setembro, o consórcio entregará as informações atualizadas dos cadastros de famílias que moram nas áreas próximas ao local de obras. De acordo com os técnicos, será necessário a construção de acessos nas duas margens do rio Madeira, sendo que no lado esquerdo haverá um porto.
O consórcio reconheceu que teve dificuldades para conseguir informações sobre a bacia do rio do lado de Bolívia e Peru, mas garantiram que o complexo hidrelétrico, formado ainda pela usina de Jirau (3.326 MW), não afeterá os dois países. Os técnicos, durante a apresentação conduzida pelo diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, tiraram dúvidas dos representantes das outras empresas interessadas nas usinas como Camargo Correa e Suez.
Transmissão - As hidrelétricas serão conectadas através de cinco circuitos, em 500 kV, a uma subestação coletora, que irá transformar a energia para transporte para rede básica, em Porto Velho. A usina de Santo Antônio será conectada por dois circuitos e a de Jirau, com três circuitos devido à distância. Os técnicos do consórcio disseram que o local da subestação ainda não está definido, mas ela deve ficar entre 5 a 10 quilômetros de Santo Antônio.
Segundo Kelman, o edital da concessão da usina de Santo Antônio trará a previsão do custo da tarifa de uso do sistema de transmissão a ser paga nos primeiros 10 anos de operação. "Isso reduz a incerteza para os investidores", disse. A ligação da subestação coletora à rede básica ainda precisa ter a tecnologia definida, se corrente contínua ou corrente alternada, decisão que cabe ao Ministério de Minas e Energia.
A Aneel vai analisar o pleito dos participantes para que seja feito o detalhamento do orçamento de R$ 28 bilhões previsto para as duas usinas. Além disso, a agência vai disponibilizar a correspondência entre o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais sobre os tombamentos na região do site das usinas.
Kelman disse ainda que terá que se resolver a questão dos troncos de árvores flutantes no rio Madeira, que poderá atrapalhar a operação. Uma nova reunião técnica sobre a usina de Santo Antônio está prevista para a próxima quarta-feira, 19 de setembro, segundo o diretor-geral, se houver necessidade de mais esclarecimentos.
Fonte: Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, Expansão

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)