Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hidrelétricas do Madeira

IMMA envia trabalhadores para aperfeiçoamento em São Paulo


 

Profissionais participaram do Projeto Guaporé, que capacitou 220 pessoas em funções de metal-mecânica
 

A Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA) anunciou na tarde desta quarta-feira a ida de 40 rondonienses, já contratados pela empresa, para treinamento na Alstom e Bardella, em São Paulo. Os profissionais foram contratados pela empresa após terem passado pela capacitação do Projeto Guaporé. Também foi anunciada a segunda etapa do projeto, que capacitará 300 pessoas para trabalhar na indústria, que fornecerá, entre outros equipamentos, as comportas, pórticos e pontes rolantes para a Usina Hidrelétrica Santo Antônio.

"A IMMA, joint venture formada pela união da Alstom e da Bardella, é uma empresa genuinamente rondoniense. Estamos em Rondônia não somente para atender a hidrelétrica de Santo Antonio, mas para se estabelecer na região e atender os projetos hidrelétricos no Brasil e mercados importantes do exterior, como a Bolivia e o Peru", detalha Gustavo Almeida, gerente da empresa, que é a primeira indústria de bem de capital da região Norte.

"Porto Velho está em posição estratégica para atender os vizinhos da América Latina. Mais do que isso, é um oásis. Aqui não se fala em crise, somente em crescimento e desenvolvimento", avalia Jell Andrade, membro do Conselho Consultivo da IMMA. Ele ressalta que a fábrica, no futuro, estará preparada para atender outras demandas por equipamentos do segmentos metal-mecânico.

Roberto Stefaneli, membro do Conselho Consultivo da IMMA, afirma que em junho a fábrica começará operar parcialmente e no mês de dezembro integralmente. A capacidade de produção da indústria é de 12 mil toneladas por ano, com a geração mais de 300 empregos diretos e cerca de mil empregos indiretos. "O que for possível utilizar de matéria prima, produtos, serviços e mão-de-obra local, vamos utilizar", garante Stefaneli.

Projeto Guaporé II

Em janeiro passado, 220 pessoas foram formadas no Projeto Guaporé, que capacitou profissionais para trabalhar na fábrica da IMMA. Destes trabalhadores, 40 foram contratados pela empresa e vão participar de treinamento durante três meses nas fábricas da Alstom, em Taubaté e da Bardella, em Sorocaba, ambas no Estado de São Paulo.

Na próxima etapa do projeto, que será lançado na segunda quinzena de março, serão capacitados 300 profissionais nas funções de caldeiraria, soldagem, montagem mecânica, oxicorte (corte de chapas de aço), operação de máquina de usinagem, controle de qualidade e pintura industrial. Os cursos serão aplicados nas oficinas do Senai, montadas especificamente para atender a IMMA. "Para se inscrever é preciso apenas ser maior de 18 anos de idade, saber ler e escrever e ter o desejo de aprender uma nova profissão" destaca Gustavo Almeida.
 
Fonte: Marcela Ximenes / DRT 670/RO

        

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Hidrelétrica Santo Antônio completa quatro anos de geração

Porto Velho, março de 2016.Dia 30 de março marca os quatro anos desde o início de geração da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em

Estudantes de engenharia elétrica do acre visitam Jirau

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau foi cenário de estudo dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Universida

Governo faz mega desapropriação em Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última terça-feira (3) a última desapropriação de terras para a construção da

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)