Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Venda de livros custeará laboratório de informática em aldeia



O evento teve o patrocínio da "Energia Sustentável do Brasil"

A desembargadora Zelite Andrade Carneiro promoveu nesta sexta-feira, 24, uma noite de autógrafos do livro "Dançando na luz", cuja venda será revertida para o custeio de um laboratório de informática na tribo indígena Karitiana.

O evento reuniu dezenas de pessoas que também se engajaram na causa. O projeto de inclusão digital dos indígenas, feito pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, já propiciou que a aldeia recebesse a doaçãoVenda de livros custeará laboratório de informática em aldeia  - Gente de Opinião de cinco computadores e o início das aulas de um curso com noções básicas de editor de texto e internet para 12 jovens e adolescentes de tribo.

Segundo a desembargadora Zelite Andrade, que é presidente do TJ RO, a iniciativa é uma ação de responsabilidade social. "Incluir essas pessoas nesse novo mundo de informação e tecnologia é também um dever de todos nós, sociedade", ressaltou. E, de fato, a magistrada tem conseguido juntar cada vez mais pessoas em torno desse projeto do Judiciário.

A proprietária da empresa Casablanca, Patrícia Holanda, que cedeu o espaço para a realização da noite de autógrafos, convidou outros empresários para se aliar à iniciativa e dar sua contribuição para que essa minoria étnica participe do novo mundo de conhecimento, que é a informática. Outra parceira da noite de autógrafos é a Energia Sustentável do Brasil, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Jirau. Para o diretor institucional, José Lucio, ações como essa, que são sustentáveis e têm grande apelo social, sempre serão apoiadas pela empresa.

Boa notícia para o líder dos Karitiana, Renato, que foi ao evento e disse que é gratificante ver autoridades e empresários se importarem e participarem de uma ação que visa a inclusão de seu povo. "Nós queremos aprender", disse ele, que também faz o curso de informática, com carga horária de 32 horas, ministrados por instrutores do TJ no Senai, outro parceiro do projeto.

Para Renato, assim como para o próprio Poder Judiciário, é um projeto de aprendizado, não só de informática ou internet, mas de solidariedade e participação social. Além dessas ações que visam a inclusão digital da aldeia, o TJ RO também desenvolve outros projetos de alcance social e ambiental, como a doação de sementes e mudas em Porto Velho e doação de papel do arquivo morto para destruição mecânica e reciclagem.

O livro "Dançando na luz" foi editado em 2007 pela editora Scortecci. São 151 páginas de poesia, em que a desembargadora usa sensibilidade e talento para falar de amor, natureza, beleza e sonhos. Os exemplares foram vendidos a 30,00 e 70% desse valor, vão para a construção do laboratório na aldeia.

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)