Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

TCE abre Fórum de Direito Constitucional e Administrativo


TCE abre Fórum de Direito Constitucional e Administrativo - Gente de Opinião

 

Em evento prestigiado por autoridades, servidores públicos municipais e estaduais, acadêmicos e representantes da sociedade civil organizada, foi aberto, ontem (25), o Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, realizado pelo TCE em comemoração aos seus 28 anos de instalação em Rondônia.

Realizado no auditório do Tribunal, o evento teve, na mesa de honra, a presença de representantes dos poderes Executivo e Judiciário, da Defensoria Pública e dos Ministérios Públicos Estadual e de Contas, além do conferencista da noite, conselheiro Hélio Mileski (TCE-RS), do presidente do TCE-RO, conselheiro José Gomes de Melo, e do conselheiro Wilber Coimbra, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP).

No discurso de abertura, o presidente José Gomes manifestou sua satisfação pela realização do fórum na semana em que a instituição comemora o 28º aniversário de instalação. “Como decano desta Corte de Contas, tendo acompanhado seus passos desde a primeira formação de conselheiros até a atual, é com imensa alegria que comemoramos seus 28 anos”, diz.

Destacando as virtudes dos membros que passaram e atualmente compõem o Colegiado do TCE, José Gomes enfatizou a busca do órgão pela excelência na fiscalização e no controle dos gastos públicos: “Assim como fizeram os conselheiros fundadores, a nova geração de conselheiros está dando continuidade ao trabalho dos pioneiros que asseguraram os pilares para a boa gestão e o aperfeiçoamento da administração pública rondoniense.”

Em relação ao evento, o conselheiro presidente ressaltou a qualidade dos conferencistas, palestrantes e debatedores. “São estudiosos de grande experiência e saber jurídico, que prestarão relevante serviço de esclarecimento e compartilhamento dos seus pontos de vista e ideias em relação a duas importantes áreas das Ciências Jurídicas, o Direito Constitucional e o Direito Administrativo”, observa.

Em seguida, o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, representando a Presidência do Tribunal de Justiça (TJ-RO), enalteceu a realização do fórum. “O Tribunal de Contas faz 28 anos e dá aos seus servidores, conselheiros e a todos nós um grande presente, que é este evento, com conferencista de tão alto gabarito, como o professor Hélio Mileski”, declarou.

Já o conselheiro Wilber Coimbra, presidente do IEP, setor do TCE responsável pela organização do fórum, destacou que, além de celebrar o aniversário da Corte, o evento tem outro objetivo nobre: levar conhecimento aos participantes, fortalecendo a administração pública e evitando que o dinheiro do cidadão seja consumido pela má gestão.
 

PAPEL DOS TCS

O Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, realizado pelo TCE em comemoração aos seus 28 anos de instalação em Rondônia, teve como primeira atividade a conferência ministrada pelo conselheiro do TCE do Rio Grande do Sul, Hélio Saul Mileski.

Autor de várias obras sobre administração pública, o conferencista gaúcho deu verdadeira aula sobre o assunto, expondo seus pontos de vista não só a respeito da gestão pública, mas, principalmente, sobre o papel dos Tribunais de Contas.

“Os Tribunais de Contas não são mais defensores apenas do erário, mas, sim, de toda a sociedade, já que sua atuação é fundamental para que as políticas públicas sejam efetivamente aplicadas em favor do cidadão”, afirma Mileski, cuja mesa de trabalhos foi presidida pelo conselheiro aposentado do TCE-RO, Amadeu Guilherme Matzenbacher Machado.

Fazendo breve histórico dos sistemas de governo, desde a formação do estado de direito até o modelo atual de gestão administrativa, Mileski, que é doutorando em Direito Administrativo, Financeiro e Processual pela Universidade de Salamanca, na Espanha, acredita que o século 21 será marcado pelo controle da máquina pública.

“Se o século 19 foi o da legalidade e o 20 o da legitimidade, no qual as sociedades democráticas instituíram o Estado de Direito, no século 21 será a vez do estado do controle social, no qual o cidadão, com o fundamental apoio do sistema de controle externo, participará da elaboração e fiscalizará os resultados das políticas públicas”, projeta.

De acordo com o conferencista gaúcho, para seu adequado funcionamento, as Cortes de Contas precisam praticar os princípios da eficiência, probidade e transparência, a fim de possibilitar a efetiva participação popular: “Por isso, não adianta falarmos em função pedagógica do Tribunal de Contas se não acompanharmos o resultado dessa função.”

Mileski defendeu o sistema de auditorias de acompanhamento da gestão, implantado pelo TCE do Rio Grande do Sul. “Se o Tribunal faz apenas a verificação a posteriori da aplicação dos recursos, não está auditando, mas, sim, fazendo autopsia, já que a recomposição do dano, se houver, é muito difícil”, acentua.

Após a apresentação, o conselheiro aposentado Amadeu Machado destacou a importância dos esclarecimentos e da análise feita pelo conferencista sobre o cenário atual da administração pública. Encerrando o evento, Hélio Mileski recebeu duas placas - uma ofertada pelo TCE rondoniense, entregue pelo conselheiro Amadeu, e outra pelo IEP, recebida do conselheiro Wilber - pelos relevantes serviços prestados ao sistema de controle externo do País.

Fonte: Ascom TCE

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)