Sexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Sorteio do Dia do Desafio acontecerá nesta segunda


A primeira-dama, Lucilene Peixoto, reuniu representantes de todas as secretarias, coordenadorias e fundações municipais para detalhar sobre o Dia do Desafio, a tradicional campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Lucilene explicou que este ano será sua última participação como coordenadora local do evento. “Porto Velho só passou a participar deste evento quando o prefeito Roberto Sobrinho assumiu a administração municipal em 2005. Antes disso nenhuma outra gestão teve o interesse em inscrever a cidade. A competição já acontecia há 10 anos, com a participação de milhares de cidades de todo o mundo e Porto Velho ainda não tinha levado seu nome para a competição, que tem a finalidade de promover práticas saudáveis. E este olhar sensível do prefeito comprova a preocupação com a qualidade de vida da população”, relatou Lucilene.

Ela falou ainda do seu desejo de que este evento tenha a maior participação de todas as outras edições. “A cada ano muitos somaram às nossas atividades. Foram escolas, associações, academias, empresas, veículos de comunicação, comunidades e muitos outros parceiros que dispuseram de quinze minutos de seu expediente para praticar uma atividade e colaborar com a competição”, detalhou.
 

Ações

A primeira-dama deu oportunidade para que cada representante detalhasse sobre suas propostas de atividades para o dia da mobilização e ainda das experiências de outras edições. Cada um deles relatou sobre as atividades mais procuradas e de novas iniciativas. A secretaria municipal de Esportes e Lazer, por exemplo, quer este ano acrescentar os esportes radicais. “Queremos colocar tirolesa e escalada. Mas ainda precisamos buscar parcerias e verificar o local adequado para oferecermos estas atividades que são muito requisitadas e que chama bastante a atenção das pessoas”, disse.

A presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, falou do convite às agremiações folclóricas e escolas de samba. “Eles adoram competir e com certeza atenderão ao nosso chamado”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Gadelha, pretende mobilizar suas equipes do Dia sem Fogo, para além de agregarem à competição divulgar sobre a campanha das queimadas urbanas. “Será um trabalho conjunto e com resultados. Queremos ainda plantar mudas. Vamos escolher uma Área de Proteção Permanente (APP) para essa ação”, disse.

Lucilene Peixoto ressaltou que por ser numa quarta-feira, a participação não é tão grande, mas é significativa. “Procuramos envolver as escolas pela parte da manhã principalmente. Nas secretarias temos a participação efetiva de todos os nossos servidores. Aqueles que não podem acompanhar as atividades, realizam ali mesmo em seu ambiente de trabalho um exercício físico e depois ligam para o telefone que disponibilizamos para registrar sua participação”, disse.

Sobre isto, Lena esclareceu que todas as atividades devem ser comunicadas para que seja confirmada a participação e consequentemente validada na competição. “Após a atividade a pessoa, ou o representantes da empresa, do grupo, ou da comunidade envolvida deve ligar e registrar a participação. Pode ser uma pedalada de quinze minutos pela cidade, uma dança, as crianças brincando no pula-pula, uma partida de vôlei, futebol, e outros. Basta fazer o exercício por 15 minutos e ligar na central. Estaremos nos próximos dias divulgando o número do telefone. Estamos também viabilizando mais dois telefones para que o atendimento seja mais célere”, comentou.
 

Sorteio da competição

O sorteio dos confrontos entre as cidades participantes do Dia do Desafio, será na segunda-feira, 7 de maio, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A primeira-dama, Lucilene Peixoto, já confirmou presença e lembrou confiante das outras competições: “Porto Velho venceu o Dia do Desafio pela primeira vez, em 2005, quando concorreu com a cidade de Santiago de Surco/Peru, mobilizando 106.302. Em 2006, concorreu com a cidade de Camaguey/Cuba mobilizando 155.691 pessoas, em 2007 concorreu com a cidade boliviana Cochabamba mobilizando 108.523 pessoas, em 2008 concorreu com a cidade mexicana Cuatitlan Izcalli, vencendo com a mobilização de 170.000 pessoas. Em 2009, Porto Velho venceu pelo quarto ano o Dia do Desafio competindo com a cidade de Santa Marta/Colômbia, com 141 mil registros de participantes. Em 2010, Porto Velho venceu a cidade de Villa Nueva/Guatemala, quando foram mobilizadas 148.286 mil pessoas e no ano passado 145 mil pessoas e este ano esperamos o melhor resultado”, relatou.

Fonte: Meiry Santos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)