Domingo, 6 de maio de 2012 - 21h02
A primeira-dama, Lucilene Peixoto, reuniu representantes de todas as secretarias, coordenadorias e fundações municipais para detalhar sobre o Dia do Desafio, a tradicional campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Lucilene explicou que este ano será sua última participação como coordenadora local do evento. “Porto Velho só passou a participar deste evento quando o prefeito Roberto Sobrinho assumiu a administração municipal em 2005. Antes disso nenhuma outra gestão teve o interesse em inscrever a cidade. A competição já acontecia há 10 anos, com a participação de milhares de cidades de todo o mundo e Porto Velho ainda não tinha levado seu nome para a competição, que tem a finalidade de promover práticas saudáveis. E este olhar sensível do prefeito comprova a preocupação com a qualidade de vida da população”, relatou Lucilene.
Ela falou ainda do seu desejo de que este evento tenha a maior participação de todas as outras edições. “A cada ano muitos somaram às nossas atividades. Foram escolas, associações, academias, empresas, veículos de comunicação, comunidades e muitos outros parceiros que dispuseram de quinze minutos de seu expediente para praticar uma atividade e colaborar com a competição”, detalhou.
Ações
A primeira-dama deu oportunidade para que cada representante detalhasse sobre suas propostas de atividades para o dia da mobilização e ainda das experiências de outras edições. Cada um deles relatou sobre as atividades mais procuradas e de novas iniciativas. A secretaria municipal de Esportes e Lazer, por exemplo, quer este ano acrescentar os esportes radicais. “Queremos colocar tirolesa e escalada. Mas ainda precisamos buscar parcerias e verificar o local adequado para oferecermos estas atividades que são muito requisitadas e que chama bastante a atenção das pessoas”, disse.
A presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, falou do convite às agremiações folclóricas e escolas de samba. “Eles adoram competir e com certeza atenderão ao nosso chamado”, disse.
O secretário municipal de Meio Ambiente, José Gadelha, pretende mobilizar suas equipes do Dia sem Fogo, para além de agregarem à competição divulgar sobre a campanha das queimadas urbanas. “Será um trabalho conjunto e com resultados. Queremos ainda plantar mudas. Vamos escolher uma Área de Proteção Permanente (APP) para essa ação”, disse.
Lucilene Peixoto ressaltou que por ser numa quarta-feira, a participação não é tão grande, mas é significativa. “Procuramos envolver as escolas pela parte da manhã principalmente. Nas secretarias temos a participação efetiva de todos os nossos servidores. Aqueles que não podem acompanhar as atividades, realizam ali mesmo em seu ambiente de trabalho um exercício físico e depois ligam para o telefone que disponibilizamos para registrar sua participação”, disse.
Sobre isto, Lena esclareceu que todas as atividades devem ser comunicadas para que seja confirmada a participação e consequentemente validada na competição. “Após a atividade a pessoa, ou o representantes da empresa, do grupo, ou da comunidade envolvida deve ligar e registrar a participação. Pode ser uma pedalada de quinze minutos pela cidade, uma dança, as crianças brincando no pula-pula, uma partida de vôlei, futebol, e outros. Basta fazer o exercício por 15 minutos e ligar na central. Estaremos nos próximos dias divulgando o número do telefone. Estamos também viabilizando mais dois telefones para que o atendimento seja mais célere”, comentou.
Sorteio da competição
O sorteio dos confrontos entre as cidades participantes do Dia do Desafio, será na segunda-feira, 7 de maio, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A primeira-dama, Lucilene Peixoto, já confirmou presença e lembrou confiante das outras competições: “Porto Velho venceu o Dia do Desafio pela primeira vez, em 2005, quando concorreu com a cidade de Santiago de Surco/Peru, mobilizando 106.302. Em 2006, concorreu com a cidade de Camaguey/Cuba mobilizando 155.691 pessoas, em 2007 concorreu com a cidade boliviana Cochabamba mobilizando 108.523 pessoas, em 2008 concorreu com a cidade mexicana Cuatitlan Izcalli, vencendo com a mobilização de 170.000 pessoas. Em 2009, Porto Velho venceu pelo quarto ano o Dia do Desafio competindo com a cidade de Santa Marta/Colômbia, com 141 mil registros de participantes. Em 2010, Porto Velho venceu a cidade de Villa Nueva/Guatemala, quando foram mobilizadas 148.286 mil pessoas e no ano passado 145 mil pessoas e este ano esperamos o melhor resultado”, relatou.
Fonte: Meiry Santos
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano
Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin
Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify
I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia