Segunda-feira, 19 de janeiro de 2009 - 06h58
Conheça a sutil diferença entre o spam e o e-mail marketing
Esclarecer a diferença entre o spam e o e-mail marketing legítimo é uma das propostas do livro Estratégias de E-mail Marketing como obter resultados através do marketing direto na internet, que será lançando no dia 6 de fevereiro, na Exclusiva Livraria do Porto Velho Shopping. O lançamento será às 19h30, com entrada franca. O co-autor Murilo Gun fará uma explanação sobre o livro e estará disponível para autógrafos. Informações: 8115 0545 e oficinadecomunicacao@yahoo.com.br
Com 201 páginas, a publicação foi escrita por Murilo Gun Araújo e Bruno Queiroz, que utilizam uma linguagem fácil e didática para apresentar o e-mail marketing em sua função principal: como uma estratégia de marketing direto capaz de proporcionar resultados palpáveis às empresas.
O livro é voltado para profissionais de marketing, de criação, de tecnologia e, sobretudo, para empresários que desejam entender como o e-mail marketing pode trazer resultados. No decorrer das páginas, são apresentados os cinco principais desafios do e-mail marketing na atualidade: como construir um mailing com consentimento dos usuários, como fazer um e-mail marketing sem fazer spam, como otimizar a entrega da mensagem ao destinatário, como diferenciar sua mensagem entre as outras e como mensurar e melhorar os resultados.
Segundo pesquisa da empresa britânica MessageLabs, que desenvolve softwares antivírus, cerca de 70% de todo o tráfego de e-mails no mundo é gerado pela prática do spam. Isso significa que mais de dois terços da capacidade dos servidores de e-mail dos provedores estão sendo ocupados para transmitir mensagens não solicitadas pelos destinatários.
As estatísticas da MessageLabs ainda mostram que cerca de 20% das mensagens bloqueadas são legítimas, prejudicando remetente e destinatário, que não conseguem realizar a troca de informações da forma desejada. Nesse cenário, o spam também se torna um problema financeiro para administradores de redes e provedores, de tal forma que o abuso dessa prática já se transformou em um problema de segurança de sistemas.
Por outro lado, o e-mail marketing tem como princípio básico o consentimento do usuário, que fornece o endereço de e-mail (opt-in) e pode rejeitar a qualquer momento a comunicação com um simples clique (opt-out). transformando-se em um canal de excelente relação custo-benefício para quem envia e para quem recebe.
Dividido em duas partes, o livro tem oito capítulos. Os quatro primeiros abordam os fundamentos do marketing direto e do e-mail marketing, como a importância da permissão do usuário, diferenciando-os da prática do spam, um problema que atormenta usuários de internet em todo mundo. Para Henrique Faulhaber, conselheiro do Comitê Gestor da Internet (www.cgi.br) e coordenador da Comissão de Trabalho Anti-Spam (CT-Spam), a publicação é uma importante contribuição para a difusão de informações corretas sobre o marketing pelo correio eletrônico. "O livro mostra, de forma didática, como fazer isso sem entupir a caixa postal das pessoas. Com certeza, trabalhos assim auxiliam o combate ao spam", afirma Faulhaber.
Com foco mais prático, os demais capítulos tratam sobre as estratégias para a criação e o envio da newsletter, desde o planejamento da ação, passando por objetivos de comunicação, público-alvo, layout, periodicidade, até a mensuração dos resultados esperados. A construção e a manutenção do mailing são abordadas num capítulo completo, mostrando como fazer a captação, a personalização e a segmentação, entre outras orientações. A publicação também desvenda as técnicas para melhorar o desempenho da entrega da newsletter, conhecido como entregabilidade.
Para Ricardo Almeida, especialista em planejamento para a web e autor do livro Mirando Resultados, o e-mail marketing é uma das ações de marketing mais polêmicas que existem, em função dos resultados que costuma gerar e da forma como costuma ser empregado. "Esse livro consegue extinguir a polêmica ao servir de guia para profissionais dos mais diferentes níveis, detalhando conceitos e práticas fundamentais para se otimizarem resultados", afirma Almeida.
A idéia de escrever o livro nasceu a partir do atendimento diário a clientes do Relazione, gerenciador de newsletter da Cartello (www.cartello.com.br), empresa de soluções para internet da qual Murilo Gun Araújo e Bruno Queiroz são sócios. "O livro é o resultado da experiência que acumulamos em cinco anos de atuação no mercado de e-mail marketing e foi escrito para responder as principais dúvidas de nossos clientes", afirma Murilo Gun Araújo.
Para Bruno Queiroz, a publicação é a única que aborda o e-mail marketing sob o ponto de vista do mercado brasileiro. "Diferentemente de outras publicações estrangeiras, o livro trata o tema de forma atualizada e prática'", afirma ele. Os autores, que atuam desde 1995 na internet, também são editores do blog E-mail Marketing Direto (www.emailmarketingdireto.com.br).
Estratégias de E-mail Marketing foi editado pela Brasport, editora especializada em livros sobre TI com mais de 200 títulos no mercado.
Fonte: Fred Perillo
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