Porto Velho (RO) domingo, 20 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Evento

IPHAN apresenta


IPHAN traz a Porto Velho a exposição
Mandioca: Saberes e Sabores da Terra?

O IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional através da 16ª Superintendência Regional RO/AC, em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Secel e Fundação Iaripuna promove em Porto Velho a exposição "Mandioca: Saberes e Sabores da Terra", realizada originalmente no Museu de Folclore Edison Carneiro do Rio de Janeiro.

Essa exposição é um dos resultados da pesquisa sobre sistemas culinários para a elaboração do inventário da farinha de mandioca, do projeto Celebrações e Saberes da Cultura Popular, desenvolvido pelo CNFCP. Ela pretende evidenciar aspectos associados à importância da mandioca no sistema culinário brasileiro, destacando os saberes tradicionais que transformam, em diferentes regiões do país, esse tubérculo em farinha e demais derivados. Será uma pequena mostra das casas-de-farinha e dos modos artesanais de  transformação da mandioca, os quais mesclam diferentes tradições formadoras da cultura brasileira.

Segundo o superintendente Regional do IPHAN, Beto Bertagna, trazer a exposição para Porto Velho foi uma conquista para a nossa população, que merece ter acesso aos bens culturais brasileiros. A exposição iniciou no Rio, passou por Brasília e Belém, e agora vem a Porto Velho, que tem uma grande identidade com o tema. A seguir , levaremos a exposição para Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre, considerada a terra da farinha.

Bertagna também convida todos os envolvidos em atividades gastronômicas, como cozinheiros, maitres, especialistas em gastronomia a participar da exposição. A mandioca e seus derivados, em particular a farinha, ocupam, desde a colonização, posição privilegiada na alimentação cotidiana de diferentes grupos, em todo o país, ressalta Bertagna. Seu cultivo e transformação em alimento compreende um conjunto de práticas, relações sociais, cosmologia e representações simbólicas significativas do modo de vida das comunidades produtoras.

O complexo universo que recobre todo processo - da produção ao consumo final - confere-lhe significativa importância histórica, econômica e social. Em Porto Velho, a mostra foi inaugurada nesta quinta (11), às 19h, na Casa de Cultura Ivan Marrocos e permanece em cartaz até o dia 17 de fevereiro, no horário das 9h às 21h.

Casa de Cultura Ivan Marrocos rua Rogério Weber esq. c/ Carlos Gomes De 11/01/2007 a 17/02/2007 Entrada Franca Contato (69) 3223-5490 IPHAN - 16ª SR 16a Superintendência Regional/IPHAN (RO/AC)

Mais Sobre Evento

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Será realizado dias 13 e 14 (terça e quarta-feira) de novembro, na paróquia Sagrada Família...

Resinas de poliéster insaturado

Resinas de poliéster insaturado

A Poliresinas San Luis é uma empresa especializada na produção de resinas de poliéster insaturado para plásticos reforçados com fibra de vidro e para