As inscrições do 4º Prêmio Sinjor de Jornalismo terminarão no próximo dia 30 de outubro, às 18h, na sede do Sindicato dos Jornalistas. O alerta é da Comissão Organizadora do concurso que tem a expectativa de que neste ano haverá, novamente, quebra de recorde no número de matérias competindo. Jornalistas dos municípios de Ariquemes, Cacoal e Espigão d´Oeste já realizaram inscrições. Dos últimos dois saíram os vencedores nas categorias de tele-jornalismo e jornalismo impresso (confira no quadro ao lado) na segunda e terceira edições respectivamente. Em 2004, na primeira edição foram inscritas 45 matérias, em 2005 foram 54 matérias e no ano passado 64 matérias concorreram. A média de participação nos três eventos anteriores foi de 25 jornalistas.
Um dos objetivos da competição é contribuir com a qualidade da produção jornalística em Rondônia. Serão premiadas as matérias inscritas nas categorias de jornalismo impresso, tele-jornalismo, radio-jornalismo, foto-jornalismo, charge e meio ambiente. A premiação – totalizando dez mil e quinhentos reais - será em dinheiro na moeda corrente além de um troféu para cada categoria.
Para o presidente do Sinjor e da Comissão Organizadora, Marcos Grutzmacher, “é hora de checar as cópias dos materiais que devem ser entregues, o preenchimento correto da ficha de inscrição, o pagamento em dia com o sindicato, o registro profissional na Carteira de Trabalho e etc. Enfim verificar todas as regras que estão expressas no Regulamento do prêmio para que não haja contra-tempos”.
O lançamento do certame foi no dia 29 de agosto em Porto Velho, na Casa de Cultura Ivan Marrocos e aconteceu em setembro também em Cacoal, Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes com participação expressiva de jornalistas locais. Nestes municípios a Comissão contou com o apoio das Associações de Imprensa em Ji-Paraná e Jaru. A expectativa dos organizadores é que a concorrência dos jornalistas dos outros municípios aumente neste ano.
O prêmio tem o patrocínio do Instituto Matheus Moraes, BrasilTelecom; apoio da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas, CERON S/A, Governo do Estado de Rondônia, Assembléia Legislativa do Estado, Oana Publicidade e Externa Comunicação.
Incentivo diário
Para o repórter fotográfico Ésio Mendes, que ganhou o 1º Prêmio Sinjor de Foto-jornalismo com o trabalho intitulado “Matança em série no Urso Branco”, o concurso é mais um incentivo que os profissionais de Rondônia têm na sua jornada de trabalho diária para o aprimoramento de sua produção. Algumas das fotos publicadas de Mendes já estão selecionadas para concorrer neste ano, mas disse que vai esperar até o último momento. Ele justifica a espera porque a melhor foto sempre está por vir. Apaixonado pela profissão e animado pela saudável competição o repórter declara que após a cobertura da maioria das reportagens que faz, avalia se ali está uma potencial premiação.
A Comissão Organizadora está na fase de preparação para o julgamento. Marcos Grutzmacher informou que os contatos como os membros da Comissão Julgadora – cinco - já estão sendo feitos e a maioria já confirmou sua presença. “Convidamos também um jornalista de outro estado para participar da Comissão Julgadora”, fato que já ocorreu no primeiro prêmio. A data e o local para a avaliação das matérias seguem a tradição de serem revelados apenas na entrega da premiação, assim como os vencedores. A festa em local a ser anunciado, no entanto, está confirmada para o primeiro sábado de dezembro, dia 1º, às 20h.
Premiações anteriores - 2004
Jornalismo Impresso: “O distrito, a construção da BR 29 e a Caravana Ford”, de Jairo dos Santos - Revista Ji-Paraná. Telejornalismo: “Cidadãos da floresta”, de Cléo Subtil - TV Rondônia. Rádio jornalismo: “Greve dos professores”, Alisângela Lima - Rádio Caiari. Fotojornalismo: “Matança em série no Urso Branco”, de Ésio Mendes - O Estadão do Norte. Charge: “Estrada de Ferro Madeira-Mamoré 40 ou Mad 13”, de João Zoghbi – Diário da Amazônia. Meio Ambiente: “Pó de soja envenena o ar e mata moradores”, de Nelson Townes – Imprensa Popular. Menção honrosa: Sílvio Santos. Homenageado: João Tavares.
2005
Jornalismo Impresso: “A terra onde descansam os sem nome”, de Gedi da Silva – O Cone Sul (Espigão d´Oeste). Telejornalismo: “Falta ônibus”, de Emanuela Paiva - TV Rondônia / Cacoal Rádiojornalismo: Não houve premiação. Fotojornalismo: “Incêndio destrói loja no Caladinho”, de Nilson Nascimento - Folha de Rondônia. Charge: matéria sem títulode Rondineli Gonzalez - O Observador. Meio Ambiente: “Maldição do garimpo gera bêbês monstros em Rondônia”, de Nelson Townes –O Estadão do Norte. Homenagem póstuma: Ailton Bahia. Homenageados: Ciro Pinheiro e João Vilhena.
2006
Jornalismo Impresso: ”Crônicas de infâncias violadas”, de Minéia Capistrano – Diário da Amazônia. Telejornalismo: “Ponta do Abunã”, de Andréa Fortini - TV Rondônia. Rádiojornalismo:“Ações de defesa e fiscalização ambiental ”, de Alisângela Lima - Rádio Caiari. Fotojornalismo: “Vida de cão”, de Marcelo Gladson - O Estadão do Norte. Charge: não houve concorrente. Meio Ambiente: “Os perigos e encantos do Cuniã”, de Marcela Ximenes - Rede TV RO. Menção Honrosa: “A vida sob os cuidados da esperança”, de Carlos Macena - Folha de Rondônia. Homenageada: Ivalda Marrocos.

Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)