Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Inscrições do 4º Prêmio Sinjor terminarão no dia 30


As inscrições do 4º Prêmio Sinjor de Jornalismo terminarão no próximo dia 30 de outubro, às 18h, na sede do Sindicato dos Jornalistas. O alerta é da Comissão Organizadora do concurso que tem a expectativa de que neste ano haverá, novamente, quebra de recorde no número de matérias competindo. Jornalistas dos municípios de Ariquemes, Cacoal e Espigão d´Oeste já realizaram inscrições. Dos últimos dois saíram os vencedores nas categorias de tele-jornalismo e jornalismo impresso (confira no quadro ao lado) na segunda e terceira edições respectivamente. Em 2004, na primeira edição  foram inscritas 45 matérias, em 2005 foram 54 matérias e no ano passado 64 matérias concorreram. A média de participação nos três eventos anteriores foi de 25 jornalistas.  
Um dos objetivos da competição é contribuir com a qualidade da produção jornalística em Rondônia. Serão premiadas as matérias inscritas nas categorias de jornalismo impresso, tele-jornalismo, radio-jornalismo, foto-jornalismo, charge e meio ambiente. A premiação – totalizando dez mil e quinhentos reais - será em dinheiro na moeda corrente além de um troféu para cada categoria.
Para o presidente do Sinjor e da Comissão Organizadora, Marcos Grutzmacher, “é hora de checar as cópias dos materiais que devem ser entregues,  o preenchimento correto da ficha de inscrição, o pagamento em dia com o sindicato, o registro profissional na Carteira de Trabalho e etc. Enfim verificar todas as regras que estão expressas no Regulamento do prêmio para que não haja contra-tempos”.
O lançamento do certame foi no dia 29 de agosto em Porto Velho, na Casa de Cultura Ivan Marrocos e aconteceu em setembro também em Cacoal, Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes com participação expressiva de jornalistas locais. Nestes municípios a Comissão contou com o apoio das Associações de Imprensa em Ji-Paraná e Jaru. A expectativa dos organizadores é que a concorrência dos jornalistas dos outros municípios aumente neste ano.
O prêmio tem o patrocínio do Instituto Matheus Moraes, BrasilTelecom; apoio da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas, CERON S/A, Governo do Estado de Rondônia, Assembléia Legislativa do Estado, Oana Publicidade e Externa Comunicação.
Incentivo diário
Para o repórter fotográfico Ésio Mendes, que ganhou o 1º Prêmio Sinjor de Foto-jornalismo com o trabalho intitulado “Matança em série no Urso Branco”, o concurso é mais um incentivo que os profissionais de Rondônia têm na sua jornada de trabalho diária para o aprimoramento de sua produção. Algumas das fotos publicadas de Mendes já estão selecionadas para concorrer neste ano, mas disse que vai esperar até o último momento. Ele justifica a espera porque a melhor foto sempre está por vir. Apaixonado pela profissão e animado pela saudável competição o repórter  declara que após a cobertura da maioria das reportagens que faz, avalia se ali está uma potencial premiação.
A Comissão Organizadora está na fase de preparação para o julgamento. Marcos Grutzmacher informou que os contatos como os membros da Comissão Julgadora – cinco - já estão sendo feitos e a maioria já confirmou sua presença. “Convidamos também um jornalista de outro estado para participar da Comissão Julgadora”, fato que já ocorreu no primeiro prêmio.   A data e o local para a avaliação das matérias seguem a tradição de serem revelados apenas na entrega da premiação, assim como os vencedores. A festa em local a ser anunciado, no entanto, está confirmada para o primeiro sábado de dezembro, dia 1º, às 20h.
Premiações anteriores - 2004
Jornalismo Impresso: “O distrito, a construção da BR 29 e a Caravana Ford”, de Jairo dos Santos - Revista Ji-Paraná. Telejornalismo: “Cidadãos da floresta”, de Cléo Subtil - TV Rondônia. Rádio jornalismo: “Greve dos professores”, Alisângela Lima - Rádio Caiari. Fotojornalismo: “Matança em série no Urso Branco”, de Ésio Mendes - O Estadão do Norte. Charge: Estrada de Ferro Madeira-Mamoré 40 ou Mad 13”, de João Zoghbi – Diário da Amazônia. Meio Ambiente:Pó de soja envenena o ar e mata moradores”, de Nelson Townes – Imprensa Popular. Menção honrosa: Sílvio Santos. Homenageado: João Tavares.
 2005
Jornalismo Impresso: “A terra onde descansam os sem nome”, de Gedi da Silva – O Cone Sul  (Espigão d´Oeste). Telejornalismo: “Falta ônibus”, de Emanuela Paiva - TV Rondônia / Cacoal Rádiojornalismo: Não houve premiação. Fotojornalismo: “Incêndio destrói loja no Caladinho”, de Nilson Nascimento -          Folha de Rondônia. Charge: matéria sem títulode Rondineli Gonzalez - O Observador. Meio Ambiente: “Maldição do garimpo gera bêbês monstros em Rondônia”, de Nelson Townes –O Estadão do Norte. Homenagem póstuma: Ailton Bahia. Homenageados: Ciro Pinheiro e João Vilhena.
2006
Jornalismo Impresso: ”Crônicas de infâncias violadas”, de Minéia Capistrano – Diário da Amazônia. Telejornalismo: “Ponta do Abunã”, de Andréa Fortini - TV Rondônia. Rádiojornalismo:“Ações de defesa e fiscalização ambiental ”, de Alisângela Lima - Rádio Caiari. Fotojornalismo: “Vida de cão”, de Marcelo Gladson - O Estadão do Norte. Charge: não houve concorrente. Meio Ambiente: Os perigos e encantos do Cuniã”, de Marcela Ximenes - Rede TV RO. Menção Honrosa: “A vida sob os cuidados da esperança”, de Carlos Macena - Folha de Rondônia. Homenageada: Ivalda Marrocos.
Fonte: Assessoria de Imprensa do 4º Prêmio Sinjor de Jornalismo - Ivalda Marrocos - DRT/RJ nº 13 201/79***ivaldamarrocos@yahoo.com.br*   

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)