Sábado, 15 de novembro de 2008 - 12h26
O público que encheu o Teatro Um SESC Esplanada na noite de ontem (14 de novembro) para prestigiar a Mostra Competitiva e a exibição do filme convidado, presenciou as homenagens prestadas ao ator Chico Diaz e a senadora Marina Silva. A noite contou ainda com a presença dos atores Chica Xavier, Clementino Kelé, dos cineastas Ângelo Lima e Lula Gonzaga, de Elenira Mendes, filha de Chico Mendes, corpo de jurados entre outros convidados do Fest Cineamazônia.
Chico Diaz não pôde comparecer, segundo aviso lido por Fernanda Kopanakis logo no início dos trabalhos, por causa das gravações da novela A Favorita, pediu desculpas ao público de Porto Velho e aos organizadores do Festival e garantiu que estaria presente na próxima edição do Fest Cineamazônia, em 2009. A atriz Chica Xavier, muito aplaudida, mais uma vez subiu ao palco, desta vez para receber o Troféu Mapinguari, em nome de Chico Diaz.
O ator brasileiro de origem mexicana, Chico Diaz participou de filmes como Deserto feliz (2007), seu mais recente trabalho, Amarelo manga (Cláudio Assis) pelo qual recebeu o prêmio Candango de melhor ator, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2002. Atuou ainda nos longas metragens Anjos do sol (2006) de Rudi Lagemann, A Selva (2002), de Leonel Vieira, Os Matadores (1997), longa metragem de estréia do cineasta Beto Brant.
Da sua vasta filmografia do ator, destacamos: Baile perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira), Corisco e Dada (Rosemberg Cariry), O Homem da capa preta (Sérgio Rezende), Parahyba, mulher macho (Tizuka Yamasaki) Na televisão, Chico Diaz interpretou com grande destaque o cafetão Jáder na novela Paraíso tropical, considerado por muitos, o seu melhor trabalho em telenovelas. Atualmente está na novela A Favorita onde interpreta o personagem Átila.
Aplaudida de pé pelo público, a senadora Marina Silva, que dá nome ao prêmio de Melhor Documentário da Mostra, recebeu o Mapinguari das mãos do poeta Eliakim Rufino que em seguida recitou três poemas, em mais uma homenagem à senadora. O poeta de Roraima deu um show, emocionando e encantando o público e os convidados da Mostra.
No sábado (15), noite de entrega de prêmios e do encerramento da 6ª edição do Fest Cineamazônia no Teatro Um do SESC Esplanada, o ator Antônio Pitanga receberá o seu Troféu Mapinguari, personagem mítico, representante dos objetivos assim como da filosofia do Festival, desde a sua primeira edição há cinco anos.
Com mais de cinqüenta filmes no currículo, Antonio Pitanga atuou sob a direção de nomes consagrados do cinema brasileiro como Cacá Diegues, Neville DAlmeida, Anselmo Duarte, Glauber Rocha, Walter Lima Junior, Hugo Carvana, Ruy Guerra entre outros. Antônio Luiz Sampaio nasceu em Salvador, Bahia, em 13 de Junho de 1939. Durante o Cinema Novo, Pitanga trabalhou em filmes de diretores ligados ao movimento como Caca Diegues e Glauber Rocha, atuando em clássicos como "A Grande Feira" (1961), "Barravento" (1962), "Ganga Zumba" (1964), "Câncer" (filmado em 1968), dentre outros. Em 1978, Pitanga fez "Na Boca do Mundo", com Milton Gonçalves, Maurício Gonçalves, Norma Bengell e escrito pelos amigos Cacá Diegues e Leopoldo Serran.
Com o Troféu Mapinguari, a senadora Marina Silva e os atores Chico Diaz e Antônio Pitanga juntam seus nomes aos homenageados das edições anteriores: Lucélia Santos (Atriz e Diretora), Thiago de Melo (Poeta / Escritor) Vitor Hugo (Historiador e Documentarista), Manoel Rodrigues Ferreira (Historiador) em 2003, primeira edição do Festival; Vicente Rios (Cineasta e Documentarista), Maurice Capovilla (Cineasta), Adrian Cowel (Cineasta e Documentarista), Othon Bastos (Ator), Frans Krajcberg (Escultor e Ambientalista) em 2004; Nelson Pereira dos Santos (Cineasta), Marcos Palmeira (Ator), Dira Paes (Atriz), Hermano Penna (Cineasta), Jorge Bodanzky (Cineasta), na edição de 2005; Ruy Guerra (Produtor, diretor e Ator) Antonio Pompêo (Ator), Zelito Viana (Produtor de Diretor de Cinema) Roberto Werneck (Produtor) Paula Saldanha (Jornalista / Escritora), em 2006 e Rita Queiroz (Artista Plástica), Chica Xavier (Atriz), Geraldo Sarno (Diretor de Cinema), Canal Brasil, homenageados na edição do ano passado.
Ainda no sábado, depois da entrega dos prêmios, o cantor e compositor Bado e seu Bando brindam os presentes com um show especial, que entrará para a história do Fest Cineamazônia, com as participações de Eliakim Rufino, Ceiça Farias, Elisa Cristina, Binho e Zezinho Maranhão.
A 6ª edição do Festival com o tema Não A Natureza não pode sair de cena acontece em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro, no SESC ESPLANADA, com entrada franca.
O Fest Cineamazônia conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Fundo Nacional de Cultura, tem ainda o apoio cultural da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Governo de Rondônia, Secel, Semed, Fecomércio e parceiros da mídia rondoniense.
Fonte: Ascom/Fest Cineamazônia
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano
Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin
Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify
I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia