Sábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Conferência que discutirá direitos das pessoas com deficiência será em junho


A I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que seria realizada no dia 25 de maio, foi adiada para os dias 14 e 15 de junho. A nova data foi confirmada nesta terça-feira, 15, pelo secretário adjunto de Assistência Social (Semas), João Pedro Rodrigues. O evento está sendo organizado pela prefeitura de Porto Velho em parceria com oConferência que discutirá direitos das  pessoas com deficiência será em junho - Gente de Opinião Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema central da conferência é “Um Olhar Através da Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: Novas Perspectivas e Desafios”.

O objetivo da conferência é justamente esse, discutir as novas perspectivas e os desafios que se apresentam na implementação da Convenção da ONU sobre o assunto. ”A partir desse debate, pretende-se formular propostas que possam contribuir para ampliar as conquistas em relação aos direitos deste segmento social em Porto Velho. E esse documento da ONU é importante para consolidar os direitos da pessoa com deficiência na sociedade brasileira, uma vez que a Convenção foi adotada pela ONU em 13 de dezembro de 2006 e ratificado pelo governo brasileiro em 2008”, adiantou o secretário adjunto da Semas.

A conferência será realizada no auditório do Senac, e nos dois dias serão debatidos os quatro eixos temáticos que são: “Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional” (Eixo 1), Acessibilidade, Comunicação, Transporte e Moradia” (Eixo 2); “Saúde, Prevenção, Reabilitação, Órteses e Próteses” (Eixo 3); e “Segurança, Acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Social Adequada” (Eixo 4).
 

Programação

A programação será aberta às 07h30 com o credenciamento dos participantes. Às 09h, acontece a solenidade oficial de abertura do evento. Às 9h30, será lido e aprovado o Regimento Interno da Conferência e, a partir das 10h, será ministrada a palestra “Um Olhar Através da Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: Novas Perspectivas e Desafios”. À tarde, serão organizados os Grupos de Trabalho. No dia 15, serão apresentados os Grupos de Trabalho e eleitos os delegados à conferência estadual, que será preparatória à conferência nacional que ocorrerá em Brasília, em dezembro.

Segundo documentos oficiais da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, a pobreza e a deficiência estão diretamente ligadas e o mundo tem 600 milhões de pessoas com deficiência; 400 milhões vivem em países pobres ou em desenvolvimento e no Brasil, 27% destes brasileiros vivem em situação de pobreza extrema e 53% são pobres. “Esses números são significativos, por isso a necessidade de uma a discussão ampla e democrática dos princípios de igualdade e de direitos; da plena acessibilidade dos deficientes nos setores da sociedade e permite a mobilização popular a fim de eliminar toda e qualquer forma de preconceito e exclusão”, frisou João Pedro.

O secretário ajunto da Semas, lembrou que em Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho tem desenvolvido políticas que visam diminuir essa desigualdade. “Um exemplo, foi a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 2011”, frisou.

Fonte: Joel Elias
Foto: Quintela

Gente de OpiniãoSábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Sábado, 4 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)