Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Evento

Começa amanhã o 2º Simpósio de Hipertensão Arterial Sistêmica em Porto Velho


 
De 10 a 15% da população brasileira é hipertensa e a maioria dela desconhece que tem a doença, segundo o “ABC da Saúde”. Fato, que com alguns cuidados básicos, pode ser evitado ou ter consequências menos prejudiciais à saúde, como: manter uma alimentação saudável, ter o hábito de fazer caminhadas, diminuir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas, manter o peso controlado e usar pouco sal na comida.

A hipertensão arterial sistêmica é o estágio crônico da doença e pode causar danos a outros órgãos e sistemas. Para pessoas com problemas graves nos rins, a insuficiência renal crônica, associada a hipertensão, pode levar a estágios fatais da doença.

A doença é diagnosticada quando a pressão arterial alcança níveis superiores aos considerados normais, de acordo com a idade da pessoa. O coração é responsável por bombear o sangue pelos vasos sanguíneos e artérias, e a pressão que o trabalho executa é conhecida como pressão arterial.

Para os profissionais da área, quanto antes se obtem diagnósticos precisos, maiores são as chances de sucesso na aplicação do tratamento. Para tanto, a medicina diagnóstica tem evoluído constantemente objetivando um diagnóstico precoce e grupos de especialistas se empenham no estudo e compartilhamento de informações que possam difundir as melhores práticas. Neste contexto, entre os dias 22 e 23 de outubro, em Porto Velho, será realizado o 2º Simpósio de HAS (Hipertenção Arterial Sistêmica).

O evento, coordenado pelo Dr. João Roberto Gemelli, reunirá 18 médicos especialistas, contará com 28 palestras sobre os mais diversos aspectos da hipertensão: em crianças, idosos, gestantes, pessoas que sofrem do coração, de doenças renais, endócrinas e associadas.

Entre os temas abordados, o Dr. Luiz Quagli, de Brasília (DF), presidirá as palestras “Estudo não invasivo do paciente com fatores de risco cardiovasculares” e “Exames complementares das artérias renais e adrenal”. Com a vinda à Capital, patrocinada pelo Núcleo Daia de Medicina Diagnóstica, o médico demonstrará a importância dos avanços no desenvolvimento das tecnologias aplicadas a diagnose para o tratamento das doenças, como a tomografia computadorizada de 64 cortes e ressonância magnética de 1,5 Tesla. Exames disponíveis no Núcleo Daia desde junho de 2010, o que evita que pacientes se desloquem para outras regiões em busca destas avançadas técnicas.

As inscrições para o 2º Simpósio de Hipertensão Arterial Sistêmica estão abertas até amanhã, dia 22 de outubro, ao meio dia e podem ser feitas pelo telefone (69)3224-2626. As palestras acontecerão no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil de Rondônia (OAB), endereço Rua Paulo Leal, 1300.

Fonte: Comunica

Mais Sobre Evento

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia