Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Evento

Cirurgião avalia proposta do II Encontro de Direito Médico de Rondônia


O cirurgião plástico Luiz Carlos de Oliveira, da Clínica Center Plástica, classifica o II Encontro de Direito Médico de Rondônia, promovido pelo Escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, a ser realizado em Porto Velho no próximo dia 10, como uma oportunidade ímpar para ampliar o conhecimento do direito na área e vai ajudar a população, a própria classe médica e os advogados a compreender melhor como funciona a medicina, em especial a cirurgia plástica, que até pouco tempo atrás tinha um conceito equivocado sobre sua situação jurídica. "Então só o debate, a discussão séria, levantando questionamentos dessa área poderá trazer luz e conhecimento para, obviamente, favorecer a classe médica, o advogado e a população em geral", afirma.

O II Encontro de Direito Médico de Rondônia  acontece na próxima sexta-feira, no auditório do Conselho Regional de Medicina, em Porto Velho, e terá como palestrantes o desembargador do Paraná, Miguel Kfouri Neto, e do subprocurador-geral de Justiça de Rondônia, Ivo Benitez. Tem o apoio do Cremero e é patrocinado pelo Hospital das Clínicasde Porto Velho, Faculdades Fimca, Clínica Center Plástica, Hospital São Francisco de Ariquemes, e pela Unimed-RO. Para Luiz Carlos Oliveira, no que se refere à parte jurídica já há um entendimento muito interessante quanto à atividade profissional do médico. ''Na nossa região a Justiça é composta por juízes jovens que têm uma visão mais aberta e mais realista dos problemas, o que ajuda o Judiciário a ver a coisa como ela é", explica o cirurgião, para em seguida acrescentar: "para se fazer justiça é importante ter conhecimento da realidade.

O cirurgião plástico não detém nenhum super poder. Essa atividade não possui nenhum dom sobrenatural, nem diferente do restante da medicina", observa. Especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e trabalhando em Rondônia há 14 anos, Luiz Carlos Oliveira revela que a cirurgia plástica em Rondônia está à altura do que se pratica nos centros mais avançados do país, até porque a cirurgia plástica, no que se refere à parte estética, é um procedimento que não demanda um arsenal muito complexo. Já no que se refere às outras especialidades da cirurgia plástica, como as queimaduras, os defeitos congênitos e a reparação como um todo, o médico explica que aí, muitas vezes carece de associação com outras especialidades e porque há necessidade de atendimento multidisciplinar. Por enquanto a Clínica Center Plástica é a única em Porto Velho especializada em cirurgia plástica.

Na opinião do cirurgião plástico Luiz Carlos Oliveira, a organização do II Encontro de Direito Médico de Rondônia acertou na escolha dos temas das palestras. Segundo ele, a atividade médica, assim como a atividade hospitalar, está inserida num contexto que não pode ser desprovida dessas observações. "Os temas são de suma importância, porque vão contribuir, sobretudo com os jovens que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, para ter conhecimento dessa realidade, a de que o médico, seja qual for sua especialidade, é passível de falhas e que essas falhas precisam ser entendidas em todas a suas complexidades, aponta.

O cirurgião também considera fundamental debater as implicações ambientais decorrentes da atividade do médico e do hospital, porque o debate com clareza sob vários anglos aumenta a possibilidade de encontrarmos soluções para esses problemas, avalia o médico.

 

Mais Sobre Evento

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Será realizado dias 13 e 14 (terça e quarta-feira) de novembro, na paróquia Sagrada Família...

Resinas de poliéster insaturado

Resinas de poliéster insaturado

A Poliresinas San Luis é uma empresa especializada na produção de resinas de poliéster insaturado para plásticos reforçados com fibra de vidro e para

Momentive destaca a consolidação da linha Niax* durante a Feipur 2018

Momentive destaca a consolidação da linha Niax* durante a Feipur 2018

Em mais uma edição da Feipur, visitantes poderão conhecer detalhes sobre as características inovadoras dos aditivos de poliuretanos da linha Niax*