Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de junho de 2019
×
Gente de Opinião

Evento

CINEAMAZÔNIA: Porto Velho respira Arte


O Produtor e Diretor de Cinema Zelito Viana estará em Porto Velho

 

 

A partir do dia 15 de Novembro Porto Velho passa a respirar ARTE através do Cinema, é quando acontece o CINEAMAZÔNIA - IV Festival de Cinema e Vídeo Ambiental.

Este ano entre muitos convidados, concorrentes e homenageados, o CineAmazônia contará com a presença do Produtor e Diretor Zelito Viana.

 

-         Cinema é tão importante quanto respirar!  Revela Zelito Viana

 

Produzindo e dirigindo há quase três décadas, marcou sua presença no cinema nacional com filmes como Terra em Transe, de Glauber Rocha, e Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho. Depois de dirigir seu último filme há 15 anos – Avaeté, a Semente da Vingança – realizou um sonho, que foi levar as telas à vida do renomado compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Com produção luxuosa e figurinos de época, o filme é um veículo para as obras musicais de Villa-Lobos. O papel principal é dividido entre o garoto André Ricardo, Marcos Palmeiras, filho do cineasta, e Antônio Fagundes. O elenco conta ainda com Letícia Spiller, Ana Beatriz Nogueira, José Wilker, Marieta Severo e Othon Bastos.

Villa-Lobos, que levou uma via excêntrica no Brasil e na Europa, não era um nome conhecido pelos jovens brasileiros, porém Zelito Viana conseguiu mudar este quadro quando do lançamento do seu filme Villa-Lobos: Uma vida de Paixão.

Zelito recebeu em Los Angeles, Estados Unidos, um grupo de 50 pessoas para uma primeira exibição especial de Villa-Lobos.

Entre os convidados, estavam a equipe do filme e compositores como Dori Caymmi e David Raksin, criador do famoso tema do filme Laura, que parecia abismado ao sair da sala de projeção. "Foi uma experiência indescritível. Conheci pessoalmente o Villa-Lobos, e ele era assim mesmo", conta Raksin.

Durante o Festival Cineamazônia as pessoas poderão assistir há três filmes Produzidos e dirigidos por Zelito Viana: Avaeté – Semente de Vingança (1985), Terra dos Índios (1979) e Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (1999), além disso, Zelito Viana irá compor a Mesa Redonda que acontece no dia 17 de Novembro das 8:30 as 11:30Hrs quando será discutida a temática do Festival, que este ano é Terra e Gente. A Mostra Zelito Viana e a Mesa Redonda acontecem no Cine Veneza em Porto Velho

Entre as grandes obras de Zelito Viana estão: JK - Bela Noite Para Voar (2005), Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão (1999),Cabra Marcado Para Morrer (1985), Avaeté - Semente da Vingança (1985),O Segredo da Múmia (1982), Terra dos Índios (1979),  Morte e Vida Severina (1977), Os Condenados (1973),  Câncer (1972), Quando o Carnaval Chegar (1972), O Doce Esporte do Sexo (1971), Cabezas Cortadas (1970),  O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), Terra em Transe (1967) e  A Grande Cidade (1966).

O CINEAMAZÔNIA tem o patrocínio da PETROBRAS pela Área de Gerência Setorial/SMS e tem o Apoio Cultural da Brasil Telecom, Furnas  e Projeto Piatam.

Mais Sobre Evento

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Será realizado dias 13 e 14 (terça e quarta-feira) de novembro, na paróquia Sagrada Família...

Resinas de poliéster insaturado

Resinas de poliéster insaturado

A Poliresinas San Luis é uma empresa especializada na produção de resinas de poliéster insaturado para plásticos reforçados com fibra de vidro e para