Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Centenas de pessoas mobilizadas em frente à prefeitura na abertura do 'Dia do Desafio'


Centenas de pessoas mobilizadas em frente à prefeitura na abertura do 'Dia do Desafio' - Gente de Opinião

 

Uma multidão compareceu ao chamado da primeira dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto, e foram à frente da prefeitura para participar da abertura oficial do “Dia do Desafio”, nesta quarta-feira, 25. Crianças, jovens e idosos vindos de todas as partes da cidade se juntaram à mobilização que visa à prática de atividades físicas, por pelo menos 15 minutos. Coordenado nacionalmente pelo Sesc e na capital de Rondônia, pela primeira dama de Porto Velho, o evento é uma competição continental entre as cidades das três Américas e foi criado no Canadá.

O objetivo é em um único dia mobilizar o maior número de pessoas para a prática de atividades físicas. Este ano Porto Velho compete com a cidade de Campeche, do México. “É muito importante a participação no Dia do Desafio, porque é um evento que representa qualidade de vida. Quem pratica qualquer tipo de esporte tem um ganho de vida muito grande. E Porto Velho, desde o primeiro ano que entrou na competição, tem dado uma resposta positiva”, afirmou o prefeito Roberto Sobrinho, que também estava entre as pessoas que “malharam” em frente à prefeitura.

A coordenadora do Dia do Desafio, Lucilene Peixoto, lembrou que há muito tempo o evento, na capital de Rondônia, deixou de ser apenas uma mobilização para as atividades físicas. “Hoje junto com o Dia do Desafio, praticamos também o exercício da solidariedade, porque aproveitamos essa mobilização para a doação de sangue e leite. Por isso que, além de fazer um bem a si próprio, se faz também um grande bem a outras pessoas”, frisou aprimeira-dama.

Após a solenidade de abertura, a primeira-dama recebeu em seu gabinete o diretor regional do Sesc, Cláudio Feitosa. Ele agradeceu a colaboração da prefeitura, apoio que ocorre todos os anos.“Sem esse apoio que recebemos da primeira dama, Lucilene e do prefeito Roberto Sobrinho, não teríamos condições de realizar um evento da envergadura que hoje alcançou o Dia do Desafio. É uma parceria vitoriosa também no que diz respeito a solidariedade, por conta da doação de leite”, disse.

Cláudio Feitosa lembrou que a doação de leite começou como uma espécie de brincadeira entre os próprios funcionários do Sesc e foi ganhando corpo que hoje já extrapolou os limites da instituição. Em 2008, a meta era arrecadar 13 mil litros de leite e foram conseguidos 13 mil litros. Em 2009, a previsão era 20 mil litros e foram arrecadados 24 mil. No ano passado a meta era 40 mil litros e foram conseguidos 54 mil litros. Este ano, a meta é ultrapassar a casa dos 100 mil litros de leite, meta alcançada antes das 10hs desta quarta-feira.

Tudo o que for arrecadado será doado às instituições cadastradas no programa Mesa Brasil, do Sesc. São mais de 100 cadastradas. A data da distribuição ainda não foi definida, mas a primeira-dama já confirmou presença. “Ano passado participei da distribuição e este ano vou participar de novo”, disse.



Centenas de pessoas mobilizadas em frente à prefeitura na abertura do 'Dia do Desafio' - Gente de Opinião

Dia do Desafio: Porto Velho busca sexta vitória em sete anos

Em seis participações no Dia do Desafio, Porto Velho venceu cinco vezes, desde que passou a integrar o projeto, em 2005. Desta vez, a cidade adversária é Campeche, situada no México. O objetivo do evento é incentivar a prática regular de atividades físicas e estimular a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, através de competições entre cidades.

A participação dos portovelhenses no Dia do Desafio começou em 2005, quando a cidade enfrentou e venceu Santiago de Surco, no Peru. No ano seguinte, 2006, ocorreu a única derrota até agora, quando enfrentamos os cubanos de Camaguey, ainda assim por uma diferença muito pequena no percentual de participação. Neste ano, apesar do resultado negativo, Porto Velho registrou sua maior participação até hoje, com 46% da população envolvida no Dia do Desafio.

Em 2007, Porto Velho venceu os bolivianos deCochabamba. Em 2008, mais uma vitória, desta vez sobre Cuatitlan Izcalli, do México. No ano seguinte, um novo bom resultado, sobre os colombianos de Santa Marta. Por fim, no ano passado, quando Porto Velho enfrentou Villa Nueva, da Guatemala, e obteve a vitória mais apertada até hoje, com 38% de participação, contra 35% dos Guatemalantecos.

Participação

A praça situada entre o Palácio Tancredo Neves, sede da Prefeitura, e a Catedral, se transformou num palco de festa desde as primeiras horas do dia. Logo cedo, um grupo de 36 estudantes do primeiro período do curso de Educação Física da Unir se integrou às tarefas. Os alunos combinaram um ponto de encontro ao lado da Catedral e aguardaram a chegada da professora Eurly Tourinho para iniciarem a movimentação. Todos trouxeram nas mochilas roupas adequadas para os exercícios, mas preferiram seguir as orientações dos animadores para começar. “Eles ensaiaram uma dança do Pânico, para subirem no palco, mas é preciso a música adequada”, lamentou a professora.

A secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) mobilizou 85 pessoas para marcar presença. A secretária Ana Cordeiro da Silva também vestiu a camiseta verde, uniforme disponibilizado pela prefeitura a todos os servidores especialmente para este dia, e foi à praça contribuir com a movimentação. “Não puderam vir todos, a Semfaz atende ao público, é preciso manter gente trabalhando no setor”, lembrou. Alguns de seus colegas trouxeram bambolês e cordas, preparados para qualquer iniciativa. “Estamos prontos, com o gás todo”, completou a secretária.

Um grupo do Lar Recanto do Vovô e da Vovó também chegou para participar, todos uniformizados com camisetas do abrigo, tradicional ponto de encontro da melhor idade. Acostumados com atividades físicas como bailes, danças e outras recreações promovidas no Recanto, eles mostravam animação, enquanto aguardavam pelo início da movimentação. A aposentada Rosiléia Ribeiro, 58 anos, aguardava na sombra das árvores ao lado da Catedral, garantindo gás para o resto do dia. Ainda sem saber que atividade seria proposta pelos animadores do Dia do Desafio, Anita Zimermann, 64 anos, garantiu entusiasmo e saúde para qualquer atividade. “Eu me garanto, mas não no sol quente”, brincou.


 Fonte: Joel Elias / Róbson Gambôa
Fotos: Frank Néry e Medeiros

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)