Sexta-feira, 1 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

CAÇAMBADA CUTUBA: O atentado de P.Velho e a última visita de Che Guevara ao Brasil



Começa a ser gravado a partir do dia 8 de julho, em Porto Velho, Rondônia, o documentário Caçambada Cutuba, titulo regional que denomina o embate político entre a oligarguia comandada pelo Cel. Aluízio Ferreira, a dos Cutubas e os Peles-Curtas, agrupamento que reunia socialistas, comunistas e democratas, sob a sigla do Partido Social Progressista (PSP), com grande apoio das camadas populares.

Está previsto para desembarcar no aeroporto Jorge Teixeira, as 13,30h, no vôo 3546 da TAM, vindo do Rio de Janeiro, a equipe de filmagem formada pelo diretor geral Délcio Teobaldo, Toni Nogueira e Zola Xavier.
 
Com base nas pesquisas e pré-produção feitas pelo jornalista Zola Xavier da Silveira, rondoniense de Abunã e radicado no Rio de Janeiro desde 1972, o documentário reconstitui com fotos, fragmentos de filmes e relatos, uma parte da história recente do Oeste brasileiro, nunca contada antes.
 
"Vamos utilizar fatos paralelos, como o fim do Governo Vargas, a inauguração de Brasília e a transição dos governos JK, Jânio Quadros e João Goulart, como uma moldura até focar o atentado politico da noite de 26 de setembro de 1962, quando uma caçamba, sob ordem dos Cutubas, massacrou os presentes ao comício dos Peles-curtas, em praça púiblica", adianta o roteirista e diretor geral Délcio Teobaldo.
 
Apesar da gravidade do caso e da vitória da oposição, com a eleição do Dr. Renato Medeiros, o número de mortos e de feridos é uma incógnita. "Foi preciso que eu voltasse à minha terra natal, 36 anos depois e começasse a demonstrar interesse pelo caso, para que as vozes fossem ressuscitadas", conta Zola Xavier. O resultado deste reencontro de Zola com o legado político que recebeu do pai, o também jornalista e comunista, Dionísio Xavier da Silveira, foi uma catarse coletiva, quando companheiros de militância do velho Dió, como Dionísio era conhecido, renegaram o medo e o silêncio.

Mais que relembrar o atentado como um fato isolado, o filme busca no entorno sócio-político, evidências que comprovam a importância estratégica de Rondônia no projeto brasileiro da soberania sul-americana. Neste aspecto, a história ganha relevância quando, numa noite de 1967, um forasteiro chega a Porto Velho-Rondônia, buscando apoio para seguir viagem rumo a Bolívia. Seu contato com o velho Dió e Cloter Mota, ambos membros do Partido Comunista é feito através do líder estudantil João Lobo.
 
Depois de pernoitar na cidade, sob proteção do Partido Comunista, o forasteiro partiu de madrugada pela Estrada de ferro Madeira-Mamoré. Alguns meses depois chegou a notícia que aquele forasteiro era o guerrilheiro Ernesto Che Guevara, fuzilado nas selvas Bolivianas.
 
Esta história que o mundo desconhece é outra revelação do filme que tem lançamento previsto para 2010, ano emblemático para a hegemonia sul-americana. Em 2010, a "XX Cúpula Ibero-Americana", que será realizada na Argentina, terra natal de Che, coincide com a inauguração, no município de Maricá, Estado do Rio de Janeiro, de uma escola de cinema com produções que privilegiam a etinicidade, a revisão histórica e o intercâmbio continental, como prevê a Declaração de Córdoba (Espanha, junho de 2005).


REALIZAÇÃO

A DGT Filmes (www.dgtfilmes.com.br) é uma produtora de vídeo que atua principalmente na realização de documentários. Angra dos Reis, Piauí, México, Índia, Cuba, Camboja, Uzbequistão e Quirguistão foram alguns dos lugares por onde a equipe da DGT passou, nos últimos 4 anos, produzindo documentários que buscam contar histórias dos habitantes e aspectos culturais das regiões. Esportes e ecoturismo são outros temas freqüentes nos trabalhos. A produtora faz também vídeos institucionais e videoclipes, combinando qualidade de som e de imagem com o uso de equipamentos digitais. 

PRODUÇÃO

Délcio Teobaldo – Roteiro e Direção Geral: Escritor, jornalista, ensaísta, radialista, radioator, dramaturgo, artista plástico, etnomusicólogo (cantos, percussões, violão, letrista, arranjador), produtor, autor, roteirista, editor e diretor de TV e cinema. Professor de Comunicação Social (UniverCidade, Fundação MUDES); como professor convidado ministrou palestras aulas na Universidade Federal Fluminense, Faculdades Hélio Alonso, Pinheiro Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Cândido Mendes, PUC-Rio. Ex-redator do Diário do Commércio (MG), O Fluminense, O Globo; colaborador de Bundas; editor do LIG Jornal; Revista Evidência; coordenador editorial da revista Batucadas Brasileiras. Repórter, produtor e coordenador de produção de O povo na TV (SBT Rio e São Paulo). Consultor pedagógico da ONG "Instituto Primeiros Traços" (www.falacrianca.org.br), nas áreas de Educação, Direitos e Cidadania infanto-juvenil. Coordenador geral da organização Kabula Rio – Kabula Brazilian Intercultural Exchanges (www.kabula.org). Projeto Kabula Rio & International - Cidadão Global (Go back yard concept), 2008.

É Técnico de Comunicação Social na Gerência Executiva da TVBrasil. Autor-roteirista de "Conversa Afinada", minissérie de Música Popular Brasileira (www.tvbrasil.org.br/conversaafinada).

MUSICAIS

• No fuzuê da muvuca – Jam session na Bookmakers e temporada no Rio Jazz Club, RJ (1997);
• "African's", W Ipanema, RJ (2002);
• Terreirada – Espaço Circo, Belo Horizonte, MG (2003);
• MIS, São Paulo (2003);
• Convidado do Festival d'Ile de France (Clichy, Paris, 05);
• Terceiro Encuentro de Culturas (Interlatinidades/Terreirada/Brasil, Chile, Colômbia, Cuba/05);
• Convidado do projeto Terra Tambor (Sevilha e Madri, setembro/2006);
• Roteirista e apresentador de "70 bênçãos, Baden Powell" (Centro Cultural Banco do Brasil, RJ outubro 2007);
• Jongá – Cantos de Fé, de trabalho e de Orgia (Caixa Cultural, RJ, novembro 2007).

CONFERÊNCIAS/SEMINÁRIOS

o "A Filosofia das Tradições Afro-Brasileiras", Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro e Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP), Bahia (1998);
o "Afro-Talk-Vídeo", Museu da República, Sala Edson Carneiro, Rio de Janeiro (1999);
o "Musicalidade Afro Brasileira - Do sagrado ao profano", UFF e GCAP (2000);
o "V Encontro de Jongueiros. Angra dos Reis. RJ". Palestra (2000);
o "Primeiro Fórum de Debates sobre Arte e Cultura Popular" - Centro Cultural e Artístico de Botafogo (2000);
o "Cultura oral e cultura dos gestos" – "I Semana de Artecultura" - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002);
o "II Festival de Arte Negra – FAN" (Belo Horizonte – MG);
o Palavra e ritmos (Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Cândido Mendes, 2005);
o Movie Negro (Brasil, Cuba, Angola) – Top Cine, Arraial do Cabo (RJ), 2006;
o The University of Texas at Austin (Center for Intl. Business Educacion and Research), 2007;
o kabula Journeys (www.worldpreparatory.org), Costa Rica, México, Austin, New York (trip 2007);
o The University at Austin (Antropologia/Terras Quilombolas. Pontifícia Universidade Católica. PUC Rio de Janeiro, 2008);
o "I Seminário Internacional de Culturas Populares", organizador. Prefeitura Municipal de Ponte Nova (MG); Instituto Eva Paulina de Jesus, Minas Gerais, 2008.

LITERATURA

• "Geração Bate-Bute", contos (Copy & Arte Editora, RJ, 93);
• "Telintérprete – O jornalista entre o poder e o público", ensaio (Litteris, RJ, 95 www.litteris.com.br);
• "Isto é coisa da idade"; "Palavra puxa prosa" e "Quatro trancados no quarto" – (Miguilim, MG, 95; 2000 e 2003 www.editoramiguilim.com.br);
• "A filosofia das tradições afro-brasileiras", com Muniz Sodré, Roberto Moura e Pedro Moraes (EdUFF, RJ, 98);
• "Cantos de fé, de trabalho e de orgia – O jongo rural de Angra dos Reis". Ensaio (E-Papers, RJ, 2003 – www.e-papers.com.br);
• "A idade do Espelho", ensaio (Quártica, RJ), 2008;
• "Escambo – Como dialogar com as culturas populares". Ensaio  (edição do autor, bilíngüe português/inglês), 2008.

CINEMA

 "Morre congo, fica congo". Curta-metragem com os últimos cantadores do Jongo Rural de Angra dos Reis;
 "Ladainhas – Rezas e outros ofícios de fé e de cura", com o último apontador de Ladainhas de Maricá, RJ;
 "Cantos Calamboteiros", com as cortadoras de cana-de-açúcar de Ponte Nova, MG (DGT Filmes, SP, 2001/04/06;
 Narrador do documentário "Rio de Janeiro Sagrado", de Rosane Santiago (2005).
 Tomio Kikuchi – Percepção Palavra Potência", sobre a vida e obra do introdutor da macrobiótica no Brasil, 2007;
 "Laene Teixeira Mucci – Terra Tempo Poesia", escritora de Ponte Nova, Zona da Mata mineira, que há 70 anos registra em poemas e crônicas o dia-a-dia da cidade, 2008.
 "Perfume de Gardênia", relatos e repúdio à homofobia. 2008. (*).
(*) Produções da www.dgtfilmes.com.br

TELEVISÃO

o "Na Pele", videoclipes (Art-Vídeo/Rede Brasil, 2001);
o Roteirista e editor do documentário "Infância Limitada", terceira classificação na BBC de Londres e prêmio de melhor direção, 2002.

CONTATO
(21) 2637 1254
dteobaldo@hotmail.com


Toni Nogueira – Direção de fotografia: Cinegrafista, Video Maker, Baterista/Percussionista, 19 de novembro, 1947 São Paulo. Secretário de Cultura da cidade de Nova Mutum, Mato Grosso (1996). Na área audiovisual, instituiu um programa de oficinas de produção de vídeos e de projeção de filmes em telão na praça pública.

Realizações na DGT Filmes:
Encantos da Índia – Taj Mahal e Fahter (Índia, 2003 -24 minutos)
Será exibido pela STV – RedeSescSenac
Direção: Sergio Túlio Caldas e Toni Nogueira

Jai Hind! – Viagem ao Rajastão (Índia, 2003 – 45 minutos)
Será exibido pela STV – RedeSescSenac, em junho de 2004
Direção: Sergio Túlio Caldas e Toni Nogueira

Varanasi- Índia Sagrada (Índia, 2003 - 24 minutos)
Exibido pela STV – RedeSescSenac
Direção: Sergio Túlio Caldas e Toni Nogueira

Patrimônios da Caatinga (Piauí, Brasil, 2003 – 45 minutos)
Exibido pela STV – RedeSescSenac
Direção: Sérgio Túlio Caldas e Toni Nogueira

Ásia Central- Nas Fronteiras do Islã  (Uzbequistão/Quirguistão, 2000 - 47 minutos) 
Exibido em setembro de 2002 pela STV- Rede SescSenac de Televisão
Direção: Sérgio Túlio Caldas
Roteiro: Luiz Cabral e Sérgio Túlio Caldas
Direção de fotografia:Toni Nogueira

Cantos da Terra (2002)
Série de programetes de 3 minutos sobre temas culturais, gravados em diversas partes do mundo e exibidos na TVE Rio ( programa Super Tudo)
- O Shade
- Tual Slang, Camboja
- Taiphusam, Camboja
- Museu de las Mumias, Mexico
- Rio Ganges, Índia
- Templo dos Ratos, Índia
- Saddhus da Índia, Índia
- Os Bruxos de Catemaco, Cuba

Morre Congo, Fica Congo (Angra dos Reis, 2001)
Documentário que registra o Jongo Rural através dos depoimentos de seus cinco últimos mestres praticantes
Direção de Fotografia: Toni Nogueira

Parteiras do Amapá
Escola Bosque ( Arquipélago do Bailique, Amapá, 2001)
Documentários institucionais para o Governo do Amapá

Teatros de Rua Recife
Teatros de Rua do Rio de Janeiro (Recife e Rio de Janeiro, 2000)
Dois programas, com duração de uma hora, produzidos para a RTP - Radio e Televisão Portuguesa

Uma Homenagem a David Brauer (Parques Nacionais do Oeste Americano, 2000)
Documentário com duração de uma hora produzido para a PBS - Televisão Publica Norte-Americana

Documentário sobre a Estrada Real. (Rio de Janeiro e Minas Gerais, 2000)
Vídeo sobe o percurso de 500km a pé entre Rio de Janeiro e Ouro Preto e 500 km a cavalo entre Ouro Preto e Diamantina

Reportagens Internacionais para o programa do Ratinho - SBT (Índia, Malásia, Cingapura,Tailândia, Camboja, Cuba, México e Japão, 1998/1999)
Reportagens produzidas com Artur Veríssimo. Direção de Toni Nogueira

XX Seminário Internacional de Inverno (Mairiporã, SP, 1997)
Cobertura em vídeo do evento
 
Ironbiker 1997
Vídeo sobre a competição de enduro,  no percurso Ouro Preto-Belo Horizonte.

Vídeo Revista Radix (1997)
Cobertura do Campeonato Brasileiro e Sulamericano de BMX e demais modalidades ciclísticas radicais (RADIX I, II e III)

Filmes curta-metragem com o escritor Saul Brown (Nova York ,1980 a1990)

Diretor de fotografia:
Kabul-Goa – Longa metragem, 16mm cores, direção de Guará Rodrigues (1974 a1976)
Mata e Silva – Curta metragem, 16mm cores, direção Rogério Sganzerla (1976)
Bandalheira Infernal – Longa metragem, 35mm preto e branco, direção de José Sette de Barros (1976)
Casa das Minas – Curta metragem, 16mm cores,  direção de Nunes Pereira (1977)
Escultura e Natureza – Curta metragem, 35mm cores,  direção de José Sette de Barros (1977)
O Naturalista Krajsberg – Curta metragem, 35mm cores, direção de José Sette de Barros (1977)
Madrepérola – Longa metragem, 16mm cores, direção de Sérgio Bernades (1977)
As Amazonas – Média metragem,  16mm cores,  direção de Túlio M.  Lopes Filho (1978)
Indias do Sul do Brasil – Documentário 16mm cores, direção Dr. Cláudio Paciornik
Já era uma vez uma história – Longa metragem 16mm cores, direção de José Joaquim Sales (1979)
Música para Siempre – Longa metragem 16mm cores, direção de Guará Rodrigues, Neville de Almeida e Dudi Guper. 1o Free Jazz Festival (1978)

Assistente de Câmera:
Abismo – Longa metragem, 35mm cores, direção de Rogério Sganzerla (1976)
Semana Santa em Prados – Curta metragem, 16mm cores, Funarte (1977)
Samba da Criação do Mundo – Longa metragem, 35mm cores, direção de fotografia Dib Luft, direção de Vera Figueiredo (1978)
O Pinto Sura – Curta metragem, 16mm cores, direção de Marcos Ribas (1978)

Fotógrafo Still:
Crazy Love – Longa metragem em 16mm preto e branco, direção de Julio Bressane (1973 Londres)
Night Cats – Longa metragem em 16mm  preto e branco,  direção de Neville de Almeida (1973 Londres)
OD – Curta-metragem de 30 minutos em Super 8, Londres (1975)
Carnevale – curta-metragem de 30 minutos em Super 8, Salvador, Bahia (1976)

Fotógrafo de publicidade:
Estudio Giró, São Paulo (1966 a 1969)

CONTATO:
(11) 3159 0134
toni@dgtfilmes.com.br

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 1 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Sexta-feira, 1 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)