Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de junho de 2019
×
Gente de Opinião

Evento

A programação alusiva à Semana do Folclore encerra hoje na Casa da Cultura


(Sílvio Santos)

 

A programação alusiva à Semana do Folclore encerra hoje na Casa da Cultura
 

A Secretaria de Cultura do Estado de Rondônia – Secel encerra às 20h de hoje, a programação da Semana do Folclore com o show do Grupo Waku'mã dirigido pelo instrumentista Paulinho Rodrigues.

Na realidade, a programação começa às 9h da manhã com visitação à exposição de indumentárias e exibição de vídeos dos grupos folclóricos que se apresentaram no Arraial Flor do Maracujá este ano.

À noite, o secretário Ocampo e convidados assitem ao show do Grupo Waku'mã de Dança, vencedor do Prêmio Funarte "Klauss Vianna"

Com reconhecida pesquisa demológica no campo da sabedoria popular, que povoa o imaginário amazônico, Paulinho (Waku'mã) Rodrigues, mais uma vez eleva o nome de Rondônia, ao ganhar o Prêmio Funarte "Klauss Vianna" de Dança.

Obstinado, Paulinho Rodrigues há quinze anos, criou a Banda Waku'mã e o Grupo Waku'mã de Danças. O resultado desse trabalho tem sido reconhecido ao longo desses anos com importantes agendas, e em 2004, o Prêmio "Palmas de Ouro da Amazônia", do IBEP. Com vistas a valorizar a diversidade cultural, Paulinho desenvolveu a produção da dança regional, dentro do contexto de "Tambores do Tracoá", num desafio sui gêneris, o de misturar esta tendência e o resultado de sua pesquisa, com o ballet clássico, tarefa atualmente, coordenada por Livian Luíza (La Quiña), que em doces nuanças, mescla os dois gêneros, em resultado gestual e plástico de rara beleza.

A Waku'mã vê no Prêmio Funarte "Klauss Vianna" de Dança, reconhecimento, e uma razão a mais, para continuar perseguindo com excelência (através da pesquisa demopsicológica, envolvendo profissionais qualificados e habilitados), o resgate, amparo e divulgação, da diversidade regional cultural da música e da dança, suas influências migratórias, indígenas e fronteiriças, pela ótica do rondoniense, Paulinho (Waku'mã) Rodrigues, sempre em busca da melhoria da qualidade de vida dos povos do lugar. "O Grupo Waku'mã, d a n ç a nossas aldeias, dança nossos currais, dança nossos rituais..."

Os recursos da premiação foram alocados pela Fundação Klauss Vianna junto à Petrobras que também incentiva a dança regional.

Show com o Grupo Waku'mã de Dança, hoje, às 20h na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

Mais Sobre Evento

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Paróquia realiza "Encontro de Cura Interior" em novembro

Será realizado dias 13 e 14 (terça e quarta-feira) de novembro, na paróquia Sagrada Família...

Resinas de poliéster insaturado

Resinas de poliéster insaturado

A Poliresinas San Luis é uma empresa especializada na produção de resinas de poliéster insaturado para plásticos reforçados com fibra de vidro e para