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9º Consenge debate Energia e Meio Ambiente



Com representação nacional a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) articula ações dos sindicatos filiados visando a consolidação de políticas para o desenvolvimento nacional. Criada em 1993, com sede no rio de Janeiro, a Fisenge é constituída por 11 Sindicatos de Engenheiros. À frente de lutas da defesa da engenharia e de uma nova matriz de desenvolvimento econômico para o Brasil, a Federação e seus sindicatos filiados se unem em um esforço permanente para a construção de um país sustentável e democrático. Dentre estas ações da Fisenge está a realização do Congresso Nacional de Engenheiros (Consenge).

Este ano o Consenge acontece de 7 a 10 de setembro, em Porto Velho. O congresso realizado a cada três anos, é o mais importante fórum de debate da categoria, com repercussão em todos os estados e, também, nos fóruns regionais e internacionais dos quais a Fisenge participa. Com a tradição de refletir sobre os grandes problemas nacionais os temas centrais serão: Sociedade, energia e Meio Ambiente.

O 9º Consenge será realizado pela primeira vez, na região Norte, na capital rondoniense, com o objetivo pautar o papel da engenharia nos grandes temas nacionais. “O Estado de Rondônia foi o escolhido para sediar o evento, pois, passa por uma fase de grande desenvolvimento por possuir uma área favorável para a produção de energia, tema que é destaque nacional”, explica o diretor executivo da Fisenge, José Ezequiel Ramos. A instalação das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, ambas construídas no rio Madeira, vão gerar juntas aproximadamente 7000 megawatts, que atenderão mais de 20 milhões de residências no país. “As obras das duas usinas são fundamentais para sustentar o desenvolvimento econômico do Brasil”, acrescentou Ramos.

Além do potencial energético, Rondônia está em uma posição geograficamente estratégica, com a conclusão da rodovia do Pacífico, que liga o Brasil com os países andinos. “A rodovia abre uma nova rota comercial para o país, via Oceano Pacífico, com inegável impacto no processo logístico do comércio internacional, principalmente nas exportações à Ásia, o mercado externo mais dinâmico atualmente”, destaca o executivo. A Rodovia do Pacífico diminui em seis mil quilômetros o percurso que os produtos brasileiros têm de percorrer até chegar aos bilhões de consumidores chineses, japoneses, indianos, coreanos e de outras nações asiáticas. “A distância menor significa sensível redução de custo dos fretes, agregando mais um diferencial competitivo aos manufaturados e commodities do país no comércio exterior”, ressalta o executivo da Fisenge.

Ainda de acordo com Ezequeil Ramos, diante desta conjuntura de desenvolvimento, de estabilidade econômica e do aumento da capacidade produtiva, “é imprescindível debater em quê sociedade a engenharia está inserida nos próximos anos, como acompanhar a urbanização sem deixar de valorizar o espaço rural, como trazer sustentabilidade e mobilidade urbana das cidades, como garantir emprego aos novos profissionais que entram no mercado a cada ano, como promover a internacionalização por meio de integração com países da América Latina e como desenvolver questões específicas da região Norte que interferem no contexto nacional, como a mineração e energia. E todos estes temas culminam em um só ponto: desenvolvimento econômico do país,” finalizou.
 

Sobre o Consenge

O Congresso de Sindicato de Engenheiros (Consenge) é realizado a cada três anos e tem como finalidade capacitar os representantes sindicais para acompanhar e intervir no debate de temas nacionais e na política institucional do país.

São frutos dos Congressos anteriores os livros Brasil, Reinventar o Futuro e Opção Brasileira, assim como a produção de 29 vídeos abordando temas de ensino as engenharia, ciência e tecnologia, economia e projetos políticos pelos quais a sociedade brasileira vem lutando.

O 9º Congresso Nacional de Sindicato de Engenheiros (Consenge) conta com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e do Banco Fator.

Fonte: Munique Furtado MTB 936
Eficaz Comunicação Corporativa

 

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