Quarta-feira, 4 de abril de 2012 - 07h30
Por meio da secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e com o apoio da Federação dos Deficientes de Rondônia (Feder), a prefeitura de Porto Velho realizará nos dias 25 e 26 de abril, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema do evento será “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas perspectivas e desafios. O local será o auditório da Faculdade São Lucas, das 8h às 18 horas.
Dentro de quatro eixos temáticos determinados pelo Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade), a proposta da conferência é colocar em discussão com a sociedade as perspectivas e desafios a serem implementados na Convenção das Nações Unidas (ONU), sobre os direitos dos portadores de deficiência. A ideia é mobilizar de forma ampla os mais diversos setores da sociedade, principalmente as entidades que lutam pelos direitos dessas pessoas.
De acordo com o vice-presidente da Feder, Francisco Mário Alves Tavares, os eixos temáticos vão tratar sobre educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados. Ao final da conferência, um documento contendo as 20 principais propostas será encaminhado para a Conferência Estadual. “Posteriormente, elas serão debatidas na Conferência Nacional, com a possibilidade de serem encaminhadas ao Congresso Nacional para serem transformadas em leis”, disse.
Cada um dos eixos temáticos será discutido por grupos específicos, que terão a responsabilidade de elaborar dez propostas para serem levadas a apreciação da plenária. As discussões em grupos deverão ser pautadas pela equidade e o direito de cidadania, afirmação dos valores da solidariedade e da responsabilidade de todos nesse processo, levando-se em conta as estratégias de controle social para alcançar os objetivos propostos.
Para Francisco Tavares, a conferência é um instrumento de grande importância na busca de garantir a igualdade de direitos às pessoas com deficiência, seja auditiva, visual, intelectual, física ou múltiplas. “É importante ressaltar que todos esses pontos a serem discutidos durante o evento passam pela mobilidade, sem dúvida, é a maior necessidade das pessoas com deficiência. Sem mobilidade não podemos estudar, trabalhar, buscar atendimento médico, moradia e respeito aos nossos direitos”, comentou.
Na avaliação do vice-presidente da Feder, Porto Velho tem avançado no respeito aos direitos das pessoas com deficiência, principalmente em se tratando de acessibilidade nos ônibus, nas empresas e prédios públicos, mas ainda há muito por fazer.
Fonte: Augusto José
Por que Jesus teve que morrer?
No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano
Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala
A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin
Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho
Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify
I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores
O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia