Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

1ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Por meio da secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e com o apoio da Federação dos Deficientes de Rondônia (Feder), a prefeitura de Porto Velho realizará nos dias 25 e 26 de abril, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema do evento será “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas perspectivas e desafios. O local será o auditório da Faculdade São Lucas, das 8h às 18 horas.

Dentro de quatro eixos temáticos determinados pelo Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade), a proposta da conferência é colocar em discussão com a sociedade as perspectivas e desafios a serem implementados na Convenção das Nações Unidas (ONU), sobre os direitos dos portadores de deficiência. A ideia é mobilizar de forma ampla os mais diversos setores da sociedade, principalmente as entidades que lutam pelos direitos dessas pessoas.

De acordo com o vice-presidente da Feder, Francisco Mário Alves Tavares, os eixos temáticos vão tratar sobre educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados. Ao final da conferência, um documento contendo as 20 principais propostas será encaminhado para a Conferência Estadual. “Posteriormente, elas serão debatidas na Conferência Nacional, com a possibilidade de serem encaminhadas ao Congresso Nacional para serem transformadas em leis”, disse.

Cada um dos eixos temáticos será discutido por grupos específicos, que terão a responsabilidade de elaborar dez propostas para serem levadas a apreciação da plenária. As discussões em grupos deverão ser pautadas pela equidade e o direito de cidadania, afirmação dos valores da solidariedade e da responsabilidade de todos nesse processo, levando-se em conta as estratégias de controle social para alcançar os objetivos propostos.

Para Francisco Tavares, a conferência é um instrumento de grande importância na busca de garantir a igualdade de direitos às pessoas com deficiência, seja auditiva, visual, intelectual, física ou múltiplas. “É importante ressaltar que todos esses pontos a serem discutidos durante o evento passam pela mobilidade, sem dúvida, é a maior necessidade das pessoas com deficiência. Sem mobilidade não podemos estudar, trabalhar, buscar atendimento médico, moradia e respeito aos nossos direitos”, comentou.

Na avaliação do vice-presidente da Feder, Porto Velho tem avançado no respeito aos direitos das pessoas com deficiência, principalmente em se tratando de acessibilidade nos ônibus, nas empresas e prédios públicos, mas ainda há muito por fazer.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)