Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

WWF - Brasil apresenta proposta para o Estado de Rondônia


 
A ONG WWF-Brasil apresentou uma proposta de aplicação de uma ferramenta de avaliação de efetividade de gestão para as unidades de conservação estaduais de Rondônia para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Com o propósito de fornecer o método Rappam que é um método de avaliação rápida e priorização do manejo de unidades de conservação para o desenvolvimento de políticas adequadas á proteção de sistemas naturais e à formação de uma rede viável de áreas protegidas.

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

O método Rappam que se baseia em cinco elementos do ciclo de gestão e avaliação (contexto, planejamentos, insumos, processos e resultados) e em questões ligadas ao sistema de unidade de conservação.

No Brasil, o WWF apoiou a aplicação no Estado de São Paulo em 2004 e em 246 unidades de conservação federais brasileiras (WWW-Brasil & Ibama 2007). Em 2008, o método foi aplicado nas unidades de conservação estaduais do Mato Grosso, Acre e Amapá e as publicações com os resultados dessas avaliações serão lançadas no VI Congresso Brasileiro de Unidade de Conservação, em setembro de 2009.

A avaliação da efetividade de gestão das unidades de conservação estaduais de Rondônia fornecerá uma análise mais ampla do sistema. Os resultados oriundos desse processo auxiliarão no desenvolvimento de políticas públicas e estratégias adequadas para promover o fortalecimento, o aperfeiçoamento e a melhoria na gestão do conjunto de Unidade de Conservação avaliadas.

De acordo com o coordenador de Unidade de Conservação da Sedam Luiz Cláudio Fernandes, esse método irá fazer um diagnóstico (radiografia) das unidades de conservação de Rondônia. “Os primeiro passos deste projeto será feito hoje com uma reunião com os representantes da WWF- Brasil que acontecerá na Sedam”, explica o coordenador de Unidade de Conservação. Essa avaliação também pode representar um ponto de partida para análises futuras e subsídio para a criação de um sistema de monitoramento continuo da gestão dessas unidades, capaz de evidenciar ao longo do tempo os avanços na gestão deste sistema.

A WWF-Brasil propôs que essas etapas sejam detalhadas em um plano de trabalho a ser estabelecido entre a Sedam e a WWF-Brasil.

Fonte: ASCOM/SEDAM

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)