Porto Velho (RO) domingo, 17 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Valdir Raupp afirma que hidrelétrica de Jirau ficará pronta no próximo ano



Depois de ter visitado as obras das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comunicou ao Plenário que a usina de Jirau ficará pronta em 2011, quase um ano antes do programado. Ele acompanhou visita que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e dirigentes da Eletrobrás, Eletrosul e Furnas fizeram às duas obras, na quinta-feira (18). As duas usinas produzirão quase 7 mil megawatts.

Durante a visita, acrescentou o senador, foi inaugurada em Porto Velho (RO) uma fábrica de componentes de geração de eletricidade do grupo francês Alstom, associado ao brasileiro Bardella, que atenderá às usinas do Rio Madeira e outras hidrelétricas da região central da América do Sul. O senador disse que essa é a maior indústria de Rondônia, acrescentando que anteriormente já havia sido inaugurada uma fábrica de cimento.

- Rondônia vive uma verdadeira revolução. São 10 mil homens trabalhando em Jirau e outro tanto em Santo Antônio. São 300 máquinas em cada uma das usinas. A fábrica da Alstom dará 400 empregos. Só os investimentos em saneamento, neste momento, somam 800 milhões de reais - afirmou.

Valdir Raupp acredita que, com energia barata e farta das usinas da região, Rondônia poderá se transformar em um centro industrial capaz de atender a Região Norte e países vizinhos. Observou que a energia elétrica das usinas do Rio Madeira deverá ser vendida em Porto Velho com um preço 20% menor, comparando-se com a mesma eletricidade ofertada no Centro-Sul.

Para ele, a recuperação da BR-364, que liga Rondônia ao resto do país, dará um novo impulso ao estado. Observou que Porto Velho fica em um entroncamento, com várias saídas rodoviárias para a Bolívia, o Chile, a Venezuela, além dos estados vizinhos da região Norte e Centro-Oeste. Valdir Raupp acredita ainda que serão fundamentais as quatro Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) que poderão ser implantadas no estado - projeto de sua autoria. Elas se localizarão em Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim.

O senador voltou a reivindicar da Petrobras a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. Na sua opinião, o gás de Urucupropiciará a instalação de várias indústrias em Rondônia. 

Fonte: Agência Senado 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A