Segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 - 18h29
O transporte do segundo transformador da Usina Hidrelétrica Jirau, dos três que chegaram ao Porto Organizado de Porto Velho no dia 22 de janeiro deste ano, está previsto para amanhã, dia 8. A primeira peça foi transportada ao canteiro de obras dia 1° de fevereiro.
Como da primeira vez, o veículo que realizará o transporte é do tipo Linha de Eixo de 3,8 metros de largura, 32 metros de compri
mento e um total de 128 pneus, distribuídos em 16 eixos. Será tracionado por duas carretas, seguindo a uma velocidade média de 30 km/h. O percurso até o canteiro de obras, localizado a 130 km do centro da Capital, inicia no pátio do porto para a Avenida dos Imigrantes, passa pela Avenida Jorge Teixeira e segue para a BR-364, sentido Rio Branco (AC).
Para auxiliar na segurança e boa trafegabilidade do trânsito que segue no sentido Acre, o transporte será acompanhado da escolta da Polícia Rodoviária Federal e de batedores da empresa Cruz de Malta, especializada em transporte terrestre de cargas pesadas.
O transformador é um equipamento elétrico que tem a função de transformar a voltagem da energia elétrica gerada por um grupo de quatro geradores, tornando viável, econômica e tecnicamente, a transmissão da energia por meio das linhas de alta voltagem. Cada transformador, que vem desmontado, pesa em média 250 toneladas. Isso após estar completo, com seus acessórios e o óleo. Mas a peça que será transportada pesa 180 toneladas e tem 4,8m de altura, 3,4m de largura e 9,7m de comprimento.
Devido a essas dimensões, um grande esforço de logística é necessário para realizar o transporte, incluindo planejamento minucioso, elaborado com meses de antecedência, foi preparado pela concessionária de Jirau.
Para fim de comparação, o transporte da primeira peça durou quatro horas e meia. Para avisar a sociedade, principalmente aos usuários da rodovia, foi veiculado comunicado nas emissoras de TV e distribuído panfletos na região do entorno do empreendimento.
No dia 13 de fevereiro deverá iniciar o transporte do terceiro transformador, podendo haver alteração da data, a ser previamente informada. A partir de então, a cada seis meses, em média, chegarão ao porto de Porto Velho dois transformadores, que serão transportados de forma unitária, com intervalo de seis dias. Ao todo a Usina contará com 14 transformadores.
Fonte; Comunica
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)